Mostra, que reúne acervo da Cultura, do Gacemss e Fundação CSN, faz parte das comemorações pelo aniversário de Volta Redonda

O projeto #JuntosPelaCultura abriu a exposição homônima no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília, na manhã deste sábado, 16. Nascida da aproximação entre a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o Centro Cultural Fundação CSN e o GACEMSS (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em julho do ano passado, durante as comemorações do aniversário de Volta Redonda, a parceria segue e é responsável por parte da programação cultural pelos 68 anos de Volta Redonda.

A mostra no Zélia Arbex reúne cerca de 30 obras do acervo das três instituições e no mesmo espaço também estão painéis com fotografias do coletivo Jongo di Volta, que se apresentou durante a abertura da mostra.

“As pinturas, desenhos e impressões, que ficam isoladas durante todo o ano, serão reunidas num só espaço, que fica aberto à visitação até o dia 31 de julho”, falou o secretário de Cultura, Anderson de Souza. A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h; e nos finais de semana é possível ver o acervo pelas paredes de vidro da galeria.

“O #JuntosPelaCultura foi fundamental para a democratização da cultura em Volta Redonda. Em um ano de união, foram muitas realizações que tornaram a arte acessível em suas diversas formas”, completou Anderson, convidando para o espetáculo de dança na Trilha do Cinema, às 14h30, também no Espaço das Artes Zélia Arbex, outra iniciativa do #JuntosPelaCultura.

Também participaram da abertura da exposição a coordenadora do Centro Cultural da Fundação CSN, Giane de Carvalho; e a gerente do Gacemss, Ana Maria Canedo Cavalcante, a Tininha.

Biblioteca Mais Perto

A Praça Rotary ainda recebeu neste sábado, 16, o projeto Biblioteca Mais Perto com o objetivo de captar pessoas interessadas em fazer o cadastro para frequentarem a Biblioteca Raul de Leoni, adquirindo as carteirinhas. Para isso, parte do acervo – livros que contam a história de Volta Redonda e obras de autores da cidade – foi levada para a praça. No local também houve contação de histórias para as crianças.

A Vila tem atrações pelos 68 anos do município durante todo sábado

A programação cultural pelos 68 anos de Volta Redonda, que também conta com o apoio da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), seguiu, neste sábado, 16, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni. O espaço recebeu a tradicional Feira de Artesanato da cidade, além de apresentações de Roda de Capoeira e do grupo Jongo di Volta. Na parte da tarde, das 15h às 18h, tem Roda de Samba Bloco do Barba; e das 21 às 23h, o show fica por conta de Carol Karpezi.

No Cine 9 de Abril, às 19h, haverá o tradicional concerto de aniversário da cidade do projeto Volta Redonda Cidade da Música. A apresentação vai contar com a Orquestra de Cordas e solistas, o trompetista americano Charles Schlueter, o Grupo de Trompetes da UniRio e o Quinteto de Metais do Paraná, com participação de sopros e percussão da Banda de Concerto de Volta Redonda. A regência é da maestrina Sarah Higino.

Foto: Geraldo Gonçalves/Secom PMVR