Nesta segunda-feira, oito unidades básicas de saúde aplicarão a dose, das 08h às 16h

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa nesta segunda-feira, dia 18, a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos de idade. A vacina utilizada será CoronaVac – liberada pela Anvisa – e a recomendação é que sejam feitas duas doses do imunizante, no intervalo de 28 dias.

Nesse primeiro momento, oito unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) aplicarão a dose, das 08h às 16h. Os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança, comprovante de residência, CPF ou cartão SUS.

A vacinação acontecerá nas seguintes unidades: UBS Rústico, UBS Jardim Paraíba, UBSF Jardim Belmonte, UBSF Retiro 2, UBSF Belo Horizonte, UBSF São Luiz, UBSF Volta Grande e UBSF Santa Cruz.

De acordo com o médico sanitarista da Secretaria de Saúde de Volta Redonda, Carlos Vasconcellos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso emergencial da CoronaVac para essa faixa etária. Volta Redonda decidiu iniciar a vacinação, já que possui doses o suficiente.

“A vacinação é fundamental na proteção contra as formas mais graves da doença – hospitalizações e mortes. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, incluindo crianças, a proteção coletiva será maior, principalmente nos locais de convivência social, como creches e escolas. Contamos com o incentivo dos pais que levem seus filhos e os vacinem o quanto antes”, disse o médico.

Vasconcellos reforçou que o município já fez um pedido de novas doses para o Ministério da Saúde. Com mais doses disponíveis, novos locais de vacinação serão abertos ampliando o acesso à população.

Foto: Arquivo/PMVR