Projeto oferecerá 200 cirurgias de forma gratuita. Cães e gatos que serão submetidos ao procedimento foram cadastrados no último sábado (16)

O projeto itinerante “Caravana Pet”, que oferece castrações a cães e gatos de forma gratuita, deu início às cirurgias nesta segunda-feira (18) em Volta Redonda. Neste primeiro dia, 16 cadelas foram submetidas ao procedimento, que precisou ser agendado. O cadastro foi feito no último sábado (16), na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado (em frente à sede da prefeitura), onde o castramóvel está estacionado e ocorrem as castrações. A iniciativa beneficiará 200 animais até agosto e faz parte de uma série de ações do governo municipal executadas através do “Cidadania Animal”, que visa o bem-estar e saúde animal.

O “Caravana Pet” acontece através do Instituto Casa do Pai, por intermédio do vereador Vander Temponi, e é financiado por uma emenda parlamentar do deputado federal Delegado Felício Laterça. A Prefeitura de Volta Redonda está apoiando a ação, cedendo o espaço, tendas e cadeiras.

O prefeito Antônio Francisco Neto destacou os avanços que o governo municipal tem obtido na causa animal e lembrou que em breve haverá mais conquistas.

“Acabamos de concluir o processo licitatório do Castramóvel, que deverá chegar no próximo mês. Além disso, o município vai ganhar também o Hospital Veterinário do Médio-Paraíba. Nosso objetivo é cuidar cada vez mais dos animais e da população da nossa cidade. Queremos ser referência na questão animal, assim como já somos em outros segmentos,”, disse o prefeito.

A coordenadora da Vigilância Ambiental e responsável pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Janaína Soledad, ressaltou que o município vem investindo em ações voltados para os animais da cidade, que também envolve a saúde das pessoas.

“Além das cirurgias realizadas no CCZ, participamos recentemente do RJ Pet, do Governo do Estado, onde Volta Redonda conseguiu vagas de castração. Os animais eram levados em transporte viabilizado pela prefeitura para realizar as cirurgias. Hoje esse veículo é utilizado em ações de resgate a animais vítimas de maus-tratos, transporte nas campanhas de doação, atendimentos de suspeitos de esporotricose e leishmaniose, e outras ações direcionadas aos animais”, listou a coordenadora.

A coordenadora disse que o programa ‘Cidadania Animal’ envolve todas essas ações e que as castrações são o grande pilar da proteção animal. “Ela auxilia no combate aos maus-tratos (minimizando o abandono) e na saúde dos animais e das pessoas, diminuindo a possibilidade de transmissão de doenças dos animais”.

O vereador Vander Temponi disse que as castrações têm como objetivo diminuir a superlotação de animais.

“Sabemos que o controle populacional de cães e gatos, reflete diretamente na diminuição de maus-tratos, abandonos e de doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. Além disso, esse projeto ‘Caravana Pet’ irá desafogar um pouco a demanda do Centro de Controle de Zoonoses”, comentou Temponi.

Castração

O casal Anésio Batista e Jaciara Nascimento, moradores do bairro Santo Agostinho, foi um dos primeiros beneficiados pela ‘Caravana Pet’. Eles levaram a cadela Pipoca para ser castrada e celebraram o acesso à cirurgia.

“Ela está conosco há cerca de quatro anos e agora estamos realizando o sonho de ver nossa cadela castrada. Por ser um procedimento muito caro, a gente não tinha condições de fazer a cirurgia. Estamos felizes em saber que a prefeitura se preocupa com os nossos animais, assim como faz com a população”, comemorou Anésio.

O morador do Eucaliptal, José de Alencar de Souza, conseguiu o agendamento para a cadela Meg e nesta segunda-feira levou o animal para ser castrado.

“Há cinco anos sou tutor da Meg e estou aproveitando a oportunidade para castrá-la. Durante a palestra que assisti no sábado, para conhecer o procedimento e o pós-operatório, descobri que Volta Redonda vai ganhar um veículo para castração e um hospital veterinário. Isso era o que precisava para a nossa cidade. Os animais fazem parte do convívio da sociedade e se eles estiverem saudáveis, os seus tutores não correrão riscos de adquirir nenhuma doença. Além disso, a castração diminui o número de animais na rua”, disse.

Foto: Cris Oliveira/Secom PMVR