Equipes da prefeitura fizeram uso de uma lancha para registrar a dimensão do vazamento. Inea foi acionado, assim como órgãos e empresas que fazem a captação de água

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Defesa Civil de Volta Redonda estão investigando a origem de uma mancha de óleo no Rio Paraíba do Sul. Os órgãos agiram rapidamente após receberem denúncias e acionaram o Inea (Instituto Estadual do Ambiente).
A mancha começou a ser vista do bairro Ponte Alta e chegou até a região do Fórum, no Aterrado. Para se ter ideia da extensão do óleo, equipes fizeram uso de uma lancha para registrar a dimensão do vazamento. A estimativa é que a substância tenha atingido uma faixa de sete quilômetros. O óleo está concentrado à margem esquerda do rio, sentido jusante.

Os órgãos responsáveis pelo abastecimento de água foram avisados, assim como empresas que fazem a captação ao longo do leito do Paraíba do Sul. De acordo com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), até o início da tarde desta terça-feira (26), a mancha de óleo não afetaria o abastecimento de água.

As equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão de prontidão caso existam novas ocorrências.

Foto: Cris Oliveira/Secom PMVR