Quem tiver interesse em oferecer e testar novos produtos e serviços na cidade pode se credenciar pela internet

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), abriu um chamamento público para empresas participarem do programa “Sandbox Volta Redonda”. O termo em inglês é utilizado para classificar um ambiente de testes livre para startups e empresas de inovação. Quem tiver interesse em oferecer e testar novos produtos e serviços na cidade pode se credenciar pelo link: https://bit.ly/3zERHBE.

A publicação do edital busca incentivar que diferentes segmentos da sociedade, como empresas, instituições de ensino e o próprio Poder Público adotem soluções e iniciativas inovadoras para resolver problemas ou agilizar processos.

“Na prática, o Sandbox regulatório permitirá que pequenas e grandes empresas realizem testes de projetos inovadores, que podem ser serviços, produtos ou soluções experimentais, com clientes reais.” ressaltou a diretora de inovação do município, Letícia Oliveira.

Entusiasta do projeto e idealizador do Sandbox de Volta Redonda, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, destacou que o programa será um importante instrumento para atração de empresas de inovação e empreendedorismo, geração de empregos e a criação de um capital intelectual na cidade.

“Este é um dia histórico para inovação e é resultado de uma gestão que preza pela sinergia entre o Poder Público, institutos de pesquisa e sociedade civil”, celebrou Sodré.

Como funciona o ‘Sandbox’

O Sandbox é um ambiente de teste, sem qualquer custo para o município. O programa cria condições para que empresas de inovação e tecnologia recebam autorização para desenvolver seus modelos de negócios e testar técnicas e tecnologias experimentais em um ambiente real. Os interessados serão avaliados pelo comitê gestor do programa, para receberem ou não autorização para desenvolver testes. O ciclo de experimentação é de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano.

“O Sandbox vai selecionar projetos que impulsionem o desenvolvimento econômico da cidade. Para isso, estamos alinhando todas as áreas de atuação do município, trabalhando em conjunto para tornar Volta Redonda cada vez mais humana, resiliente e sustentável”, garantiu o prefeito Antonio Francisco Neto.

Foto: Arquivo/PMVR