Inscrições estão abertas para crianças e jovens entre 7 e 17 anos e devem ser feitas na secretaria do parque, de terça a sexta-feira

Volta Redonda vai sediar o projeto “Nadando com Thiago Pereira”, com a chancela do nadador, medalhista olímpico e recordista brasileiro em número de medalhas em jogos Pan-Americanos. As inscrições para as aulas, que devem começar no próximo dia 16 no Parque Aquático Municipal, estão abertas. Ao todo, o projeto vai atender 280 crianças e jovens entre 7 e 17 anos.

Os interessados e seus responsáveis devem comparecer à secretaria do Parque Aquático, de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e de 14 às 17h. Os documentos necessários são: xerox identidade do menor; xerox identidade do responsável; comprovante de residência; foto 3X4; e declaração escolar. O candidato à vaga deve estar matriculado em escola no município de Volta Redonda, sendo que 50% das vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas.

De acordo com o coordenador técnico do projeto, Carlos Eduardo de Sá, cada criança ou jovem fará duas aulas gratuitas às terças e quintas ou quartas e sextas em horários pela manhã ou à tarde. “As turmas serão montadas de acordo com a faixa etária”, explicou. A equipe de profissionais do projeto contará com um coordenador técnico, três professores, três estagiários e uma assistente social.

O “Nadando com Thiago Pereira” foi contemplado pela lei federal de incentivo ao esporte e contará com patrocínio do setor privado, um deles feito pela CSN (Companhia Siderúrgica Nacional). Os alunos do projeto vão receber materiais, como uniforme, maiô, sunga, touca, óculos, além de medalhas para as competições.

Em janeiro de 2022, Thiago Pereira esteve com a mãe, a secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto para apresentar o projeto, que tem como objetivo, incentivar e garantir acesso gratuito à natação para crianças e jovens.

“A primeira meta é ensinar a nadar, pois muitas crianças são vítimas de afogamento no Brasil, e queremos salvar vidas. O projeto também visa fomentar a prática da natação entre os jovens, além de transmitir os valores do esporte para essa turma. E, quem sabe, até encontramos talentos e futuros campeões”, falou Thiago no início do ano.

Secom/PMVR