Professores da Rede Municipal de Ensino iniciam treinamento no Projeto de Empreendedorismo nas Escolas

A Educação empreendedora tem um espaço de destaque na Educação. Através dela os estudantes podem desenvolver algumas habilidades importantes para o seu desenvolvimento, como autonomia, capacidade de se adaptar a situações novas e criar soluções. Com esse foco, a secretaria de Educação de Volta Redonda, em parceria com o Sebrae, iniciou no último sábado, dia 25, a capacitação dos professores que serão os multiplicadores da metodologia do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), um grande projeto que o Sebrae realiza em conjunto com os municípios para incentivar e promover a Educação Empreendedora.

O treinamento dos professores será dividido por segmento, sendo os do Ensino Fundamental anos iniciais uma carga horária de 28 horas e para os professores do Ensino Fundamental anos finais, com carga horária de 25 horas. Além de conteúdo rico e dinâmico, o treinamento terá muitas oficinas para o desenvolvimento de práticas empreendedoras. Será uma ótima oportunidade de aprendizado e troca de experiência para os professores participantes que depois terão a grande missão de compartilhar com os alunos essa vivência no mundo do empreendedorismo.

Nessa primeira fase o projeto irá atender quase 2.000 alunos da rede municipal de ensino do Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano) e também do Ensino Fundamental anos finais (6º ao 9º ano).

A consultora do Sebrae Anne Carvalho, que irá  conduzir os trabalhos avaliou que o primeiro dia foi um sucesso! "Com participantes bem atuantes, desenvolvendo as atividades previstas com criatividade e troca de vivências, e a administração do tempo necessária para o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos)", avaliou Anne.

O subsecretário de Educação, Leandro Flores, acompanhou o primeiro dia do treinamento e sentiu uma esfera acolhedora e energia super positiva por parte dos professores que participaram. "É muito bom ver essa conexão entre os professores da rede. A educação empreendedora tem um poder transformador na vida de quem participa. É importante para os professores, estudantes e a família. Com certeza os resultados serão surpreendentes. Estamos muito animados por fazer parte de um projeto assim. Volta Redonda é a cidade do emprego, da educação e agora do empreendedorismo".

O empreendedorismo na educação é fascinante, ressalta Rita Andrade, Secretária Municipal de Educação. "Já temos na rede com os alunos do EJA projetos de empreendedorismo com grandes resultados. Agora com a parceria do Sebrae para o Ensino Fundamental através do Projeto JEPP, será uma ótima oportunidade de ampliarmos os horizontes para esses alunos. Estamos muito animados com a parceria e acreditamos no sucesso e transformação na vida de nossas crianças e jovens".

Para o Prefeito Samuca Silva, premiado recentemente como Prefeito Empreendedor em duas categorias do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, relata que estamos no caminho certo. "O empreendedorismo é uma realidade na vida das pessoas e quanto antes o aluno tiver contato com os conceitos e as práticas empreendedoras, melhor será para o seu futuro pessoal e profissional. Precisamos começar cedo, e mais uma vez ressalto que o nosso Governo está antenado com os novos conceitos da educação e foca cada dia mais na qualidade do ensino".

Secom VR