Apresentações musicais, teatrais e de jogral foram realizadas nesta sexta-feira

O gosto pela leitura é algo que deve ser incentivado desde cedo e visando contribuir com essa prática, além do crescimento social e intelectual dos alunos de Volta Redonda, a Secretaria de Educação (SME), realizou nesta sexta-feira, dia 22, a Primeira Mostra Litterra, na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília. A atividade busca, também, promover a leitura como uma atividade social, proporcionando uma formação de alunos leitores.

A mostra contou com apresentações de danças, teatro e jogral. Além de sete tendas pedagógicas estavam no evento. Sendo cinco delas abordando gêneros textuais trabalhados durante todo o ano letivo com os alunos.  As outras tendas foram utilizadas para momentos de contação de histórias aos visitantes e para simular a organização do espaço da sala de leitura.

De acordo com Isabela Leal, diretora adjunta da Escola Municipal Pernambuco, os alunos ficaram animados com a atividade. “Participamos com 29 alunos da escola para apresentar a Fábula da Grande Beterraba. Eles sempre perguntam para quê estudar alguns assuntos e com a apresentação de hoje eles conseguiram colocar em práticas as vivências da sala de aula. Alguns pais vieram prestigiar também os seus filhos, o que deixa os alunos ainda mais animados”, disse.

Segundo Joice Araújo, mãe da aluna Beatriz, do 3º ano da Escola Municipal Pernambuco, sua filha se desenvolveu muito na escola. “Sou mãe coruja e vim assistir a apresentação da minha filha. Ela ficou ansiosa e eu fiquei emocionada. A escola é ótima, minha filha está se desenvolvendo muito e essas atividades são relevantes para o crescimento dela”, disse.

“Gostaria de agradecer toda a equipe da SME por realizar um evento tão importante como o Littera. Ele surgiu este ano e atende mais 14 mil alunos estimulando a leitura. Investir e vivenciar a leitura é muito relevante, a leitura nos proporciona viajar e imaginar. A educação é o melhor caminho para melhorar nossa sociedade”, declarou a secretária de Educação, Rita Andrade.

A Mostra Littera vai de encontro a um projeto de implementação realizado nas Salas de Leitura de 43 unidade escolares municipais, e que contempla mais de 14 mil alunos do Ensino Fundamental e Anos Iniciais do município. O objetivo é a capacitação continuada do aluno em um leitor assíduo, promovendo assim a leitura na escola como atividade essencial para que o cidadão seja capaz de compreender os diferentes textos com os quais se depara no dia a dia.

Por Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas – SecomVR