Formação oferecida pelo Sesi vai até julho e também beneficiará alunos; atividade tem foco na pesquisa e na construção de protótipos

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, em parceria com a Firjan Senai Sesi, deu início, nesta semana, à capacitação de professores de escolas da rede municipal na área de Robótica. Atualmente, a Robótica Educacional é desenvolvida em dez escolas e o objetivo da formação, além de promover o conhecimento, é ampliar o ensino da modalidade para as 20 escolas de Anos Finais – de 6º ao 9º ano do Fundamental. A partir do dia 20, estudantes também passarão pela formação. Com aulas no contraturno escolar.

As aulas tiveram início no último dia 7, na Escola Sesi Volta Redonda, no bairro Aterrado. A formação em Robótica Educacional oferecida pelo Sesi vai até julho deste ano e é pautada na pesquisa, com enfoque na descoberta e na construção de protótipos. Vinte professores estão participando, sendo que cinco são de escolas que formarão equipes para a disputa do campeonato estadual de robótica em julho deste ano, que ocorrerá em Volta Redonda. O torneio será nos dias 7 e 8, em parceria com a FIRA Brasil (Copa do Mundo de Robôs), no Shopping Park Sul.

Para o coordenador de Tecnologia Educacional da SME, Bruno Moreira, participar deste projeto de Robótica é importante, principalmente aos estudantes, para o desenvolvimento de certas habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, trabalho em equipe e criatividade.

“São habilidades importantes para a formação pessoal e favorecem nos estudos de Matemática, a interpretação de texto. A partir desta parceria, professores e alunos terão formação Sesi e toda semana eles vão ter um momento na escola para desenvolver projetos. Assim vai ser a preparação até o campeonato estadual de robótica em Volta Redonda”, disse Moreira, explicando que, paralelamente à capacitação, a SME continuará com aulas de robótica em oficinas oferecidas durante o projeto ‘Sábado na Escola’, que oferece atividades extracurriculares até novembro.

A coordenadora operacional de educação da Escola Sesi Volta Redonda, Juliana Baratieri, disse que a parceria com a prefeitura surgiu do interesse do secretário de Educação, Sérgio Sodré.

“A Escola Sesi Volta Redonda já traz consigo uma grande experiência na Robótica Educacional, tendo conquistado, inclusive, a classificação para a participação em torneio internacional. Levando conosco o nome do nosso município. Acreditando nesta proposta, a Secretaria Municipal de Educação, através do secretário (Sérgio) Sodré, nos procurou e deste encontro várias oportunidades foram desenhadas e futuramente serão ofertadas”, comentou.

Sodré lembrou que Volta Redonda já desenvolve a Robótica Educacional em 10 unidades, que também recebem o projeto ‘Sábado na Escola’, com oficinas extracurriculares.

“Queremos levar a robótica para mais unidades e, assim, fomentar ações de cooperação, criatividade, planejamento e trabalho em equipe aos nossos alunos. Nós precisamos inovar e levar esta oportunidade aos jovens. Estamos felizes de poder ampliar o horizonte da robótica com outros materiais e formas de trabalho, levando-a para mais escolas. E no final disso, participar deste campeonato estadual de julho, que vai ser a ‘cereja do bolo’ do projeto”, enfatizou Sodré.

Fotos: Divulgação/PMVR