‘Resgatando Nossa História’ oferece aos alunos do CMEI Oscar Rodrigues Cardoso, no bairro Vila Rica/Três Poços, atividades de saúde, ambiental e social

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Oscar Rodrigues Cardoso, no bairro Vila Rica/Três Poços, em Volta Redonda, conta com o projeto coletivo “Resgatando Nossa História”. A iniciativa oferece aos alunos, de 3 a 5 anos, atividades de saúde e ambiental, como avaliação bucal e pesagem, criação de horta e jardim suspenso, e roda de conversa sobre a história da escola. Além disso, o projeto também viabiliza aulas de informática para os pais dos alunos, e de dia de beleza, com cortes de cabelo, design de sobrancelhas, e ainda cursos e palestras para a comunidade escolar, gratuitamente.

O projeto coletivo “Resgatando Nossa História” acontece em parceria com a Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). O diretor-geral do C.M. de Educação Infantil Oscar Rodrigues Cardoso, Edson Araújo da Hora, citou que a iniciativa surgiu da necessidade de resgatar, nas famílias, fatores como interação social, empatia, solidariedade e autoestima.

“O projeto tem como objetivo melhorar o envolvimento da comunidade e dos pais nas atividades da escola, como reuniões e outros eventos, nos quais a presença dos responsáveis se faz indispensável, além de envolvê-los em projetos sociais. Após a pandemia da Covid-19, percebemos uma certa resistência da comunidade em participar dos eventos da escola e, por isso, nós resolvemos desenvolver um projeto, onde a comunidade tenha mais oportunidade de participar”, disse Edson.

O diretor ainda explicou que o projeto tem desenvolvido ações que despertem o interesse da comunidade, garantindo também que os pais possam melhorar a qualidade de vida financeira.

“Entendemos que, para que o atendimento pedagógico seja realizado de forma completa, é necessário possibilitar aos alunos e familiares alguns atendimentos importantes que supram muitas de suas necessidades. O projeto também leva em consideração um fator muito recorrente: muitas crianças moram apenas com a mãe e os irmãos, e muitas destas não têm outra renda que não seja de programas sociais do Governo Federal. Sendo assim, estamos tentando trazer para a comunidade palestras, mini cursos que podem ajudar na melhoria da qualidade financeira e de vida”, esclareceu o diretor.

O Centro Municipal de Educação Infantil Oscar Rodrigues Cardoso também conta com o bazar social e estante solidária, um espaço onde diariamente são colocados roupas, calçados, acessórios, os quais são disponibilizados gratuitamente e que têm ajudado a muitas famílias.

“Além dessas ações que estão acontecendo em nossa unidade escolar, outras também já estão programadas, como palestras de higiene, educação financeira, construção de móveis com paletes, primeiros socorros, pintura em parede, entre outras, e o produto final do projeto será a realização da Festa da Roça, no dia 9 de julho, muito solicitada pela comunidade, que era um evento que acontecia anteriormente à pandemia, e tinha o envolvimento da comunidade”, finalizou Edson.

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR