Renomados músicos da instituição do Sul do Mississipi estão oferecendo masterclasses e conhecendo o projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’

Professores da Southern University of Mississipi (USM), dos Estados Unidos da América, que estão em Volta Redonda realizando um intercâmbio educativo musical, visitaram na manhã desta quinta-feira (6), a Escola Municipal Bahia, no bairro Minerlândia. A unidade é uma das que recebem o projeto “Volta Redonda Cidade da Música”, idealizado em 1974 pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira e que beneficia cerca de quatro mil alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino.

Os visitantes puderam conhecer todo o processo de musicalização desenvolvida com os alunos do projeto e a introdução de instrumentos como pífano, percussão e violoncelo.

“Hoje eles estão vendo como é feito o trabalho com essas crianças que chegam ao projeto. Essa é base do nosso trabalho, que é realizado em 39 unidades de ensino da Rede Municipal de Volta Redonda, contemplando mais de três mil crianças”, explicou a coordenadora e maestra do “Volta Redonda Cidade da Música”, Sarah Higino, informando que os professores da USM já estão oferecendo masterclasses aos integrantes das orquestras do projeto, que são a ponta do trabalho feito no Cidade da Música.

O diretor e maestro da USM, Colin McKenzie, elogiou o trabalho desenvolvido em Volta Redonda e disse que ele deveria ser replicado em outros lugares do mundo, já que a música transforma essas crianças, a comunidade, a cidade, o estado e o país em que vivem.

“Essa educação musical implantada pela prefeitura de Volta Redonda não é relevante, é essencial. Nunca vi um programa neste formato. Quando eu voltar para casa vou conversar com os líderes da minha cidade e dizer que em Volta Redonda existe um projeto que oferece educação musical, de graça, para as escolas municipais. Muitas vezes ouvimos nos EUA que o custo de um projeto desse é um problema. Estou vendo, através do ‘Cidade da Música’, que isso não é um empecilho para que ele aconteça. Vou fazer de tudo para que isso ecoe no meu país, para que possamos também oferecer para os alunos das nossas escolas”, disse o maestro.

Além de McKenzie, estiveram presentes na visita a violinista búlgaro-americana Borislava Iltccheva e o contrabaixista Daniel Magalhães. Este último, ex-aluno e professor do “Volta Redonda Cidade da Música” e que hoje é estudante da universidade norte-americana.

Cidade da Música

O Volta Redonda Cidade da Música é considerado um celeiro de talentos e já formou uma série de músicos que se profissionalizaram em conjuntos e orquestras no Brasil e no exterior. Ele é mantido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

Em 2015, quarto mandato do prefeito Antônio Francisco Neto, o projeto que funcionava no Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal, ganhou sede própria na Avenida Graham Bel, número 89, no bairro Vila Mury.

Fotos: Cris Oliveira - PMVR