Inscrições gratuitas para Educação Infantil e EJA serão realizadas pela internet no mês que vem. Secretaria de Educação reunirá comunidade para orientações

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), abre a partir do mês que vem inscrições para a Chamada Escolar 2024, com vagas para Educação Infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Nesta quarta-feira, dia 23, no auditório II do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado, a SME vai promover uma reunião com setores da comunidade para divulgar o início das inscrições.

No encontro, marcado para às 14h, estão previstas as participações de representantes do Ministério Público, cartórios, representantes do Poder Judiciário, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e representantes de outras entidades que desenvolvem atividades com crianças e adolescentes.

Inscrições

A inscrição para a Chamada Escolar 2024 é gratuita e deverá ser feita entre os dias 1º e 30 de setembro deste ano, exclusivamente pela internet, através do link: vr.rj.gov.br/chamadaescolar. De acordo com a secretaria de Educação, a partir do dia 18 de setembro serão disponibilizados pontos de apoio para a realização das inscrições on-line.

Educação Infantil

Para as vagas nas creches, podem ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2020 e 30/11/2023. Para as vagas na pré-escola, deverão ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2018 e 31/3/2020.

Documentos obrigatórios no ato da inscrição: certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade do responsável. Documento complementar que deverá ser cadastrado, caso os responsáveis possuam: número do NIS (Número de Identificação Social).

Critérios para classificação: ser morador de Volta Redonda; ser inscrito no CadÚnico (NIS); estar inserido no programa Bolsa Família; idade (o mais velho); renda familiar.

Conforme legislação vigente, o candidato com deficiência terá prioridade na matrícula, mediante comprovação de diagnóstico médico.

EJA

Sobre as vagas da Alfabetização ao 9º Ano do Ensino Fundamental da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, podem ser inscritos alunos com idade a partir dos 15 anos, nascidos até 1/2/2009. A inscrição poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos, ou pelo responsável legal para alunos menores (idade mínima de 15 anos).

Documentos necessários: original da certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade (RG) do candidato e comprovante de residência.

Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.