A Chamada Escolar 2024 de Volta Redonda, com vagas para Educação Infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Rede Municipal de Ensino, está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que a inscrição é gratuita e deve ser feita somente pelo site vr.rj.gov.br/chamadaescolar.

Educação Infantil

Para as vagas nas creches, podem ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2020 e 30/11/2023. Para as vagas na pré-escola, deverão ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2018 e 31/3/2020.

Os documentos obrigatórios no ato da inscrição são: certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade do responsável. Documento complementar que deverá ser cadastrado, caso os responsáveis possuam: número do NIS (Número de Identificação Social).

Critérios para classificação: ser morador de Volta Redonda; ser inscrito no CadÚnico (NIS); estar inserido no programa Bolsa Família; e idade (o mais velho). Conforme legislação vigente, o candidato com deficiência terá prioridade na matrícula, mediante comprovação de diagnóstico médico.

EJA

Em relação às vagas da Alfabetização ao 9º Ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), podem ser inscritos alunos com idade a partir dos 15 anos, nascidos até 1/2/2009. A inscrição poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos, ou pelo responsável legal para alunos menores (idade mínima de 15 anos).

Documentos necessários: original da certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade (RG) do candidato e comprovante de residência.

Três escolas ofertam EJA no período diurno (manhã): a Escola Municipal Wandir de Carvalho (Siderlândia); E.M. Prefeito José Juarez Antunes (São Luiz); Colégio Getúlio Vargas, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), no Laranjal. As outras escolas oferecem EJA no período noturno, das 18h às 22h, sendo que das 18h às 18h40 as unidades estão abertas com a merenda escolar para os alunos da EJA.

Polos de inscrição

A secretaria de Educação disponibiliza polos para auxiliar na inscrição dos interessados na Chamada Escolar: Escola Paulo VI, no Açude; Escola Municipal Jesus Menino, no Belmonte; Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado; Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, no São Luiz; Escola Municipal Maria José Campos Costa, no Santo Agostinho; Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros de Novaes, no Roma; Escola Municipal Graciema Coura, bairro Três Poços; Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos, no Conforto; além da Subprefeitura, no Retiro.

E a partir de 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, a SME vai disponibilizar outros dois polos de inscrição: um na Praça Sávio Gama, no Aterrado, em frente à prefeitura; e outra na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

É importante esclarecer que o fato da ida ao polo não garante a vaga. Nesses locais as pessoas receberão apenas auxílio para fazer a inscrição e participarão do processo assim como todos os outros inscritos.

Quem tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações pode ligar para a Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3356-7000.

Secom/PMVR