Abertura contou com encenação de peça teatral nesta quarta-feira; iniciativa tem objetivo de ampliar o letramento na Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda (SME-VR), por meio do Departamento Pedagógico, lançou na manhã desta quarta-feira (20), no auditório Alba Rangel da SME, no bairro Niterói, o projeto “Literatura Move o Mundo”. O lançamento contou com uma apresentação teatral da obra “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky, encenada por profissionais e pais do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Recanto Infantil, do bairro Retiro.

A apresentação teatral foi um sucesso, com elogios de pais e alunos.

“Gostei muito dessa história. Adorei”, disse Théo Natividade Rocha, de 6 anos, aluno do CMEI Recanto Infantil.

“Foi um trabalho muito fantástico, estou muito feliz. Tenho muito orgulho do meu filho fazer parte da rede de educação de Volta Redonda”, disse Camilla Martins, mãe do aluno Gabriel Moreira Castro, de 4 anos, que também gostou do teatro.

A chefe de seção da Educação Infantil da SME, Jane Valle, enfatizou os ganhos com atividades que trabalham a imaginação e os gêneros textuais. “Experiências como essa ampliam o letramento e o conhecimento da língua portuguesa com o propósito de formar um ser criador, reflexivo, produtivo e transformador; capaz de constituir relações interpessoais, interagir socialmente e construir, coletivamente, melhores condições de vida e inserção da criança no mundo social”, disse.

‘Literatura Move o Mundo’

O “Literatura Move o Mundo” será desenvolvido junto com o “Palavras que encantam”, outra iniciativa do Departamento Pedagógico da SME-VR que conta com a participação de outras secretarias. O objetivo é desenvolver o campo de experiências, promovendo o desenvolvimento da escuta, fala, pensamento e imaginação (fantasia/realidade) das crianças.

A professora e contadora de história, Cristina Dias Malta, explicou como é o trabalho realizado no dia a dia na Educação Infantil de Volta Redonda.

“Nós trabalhamos os gêneros textuais, produção de histórias, a interpretação delas e no nosso dia a dia a gente conta muitas histórias. Na sala de aula também temos o 'canto da leitura', onde as crianças têm acesso aos livros e a outros portadores de textos, como livros de receita, dicionários, jornal e revista”, comentou.

O ‘Literatura Move o Mundo’ também segue os princípios estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) ao exaltar a valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais. A iniciativa também atende a Lei Nº 13.696, de 12 de julho de 2018, que institui no seu Art. 1º a Política Nacional de Leitura e Escrita como estratégia permanente para promover o livro, a leitura, a escrita, a literatura e as bibliotecas de acesso público no Brasil.

Fotos: Geraldo Gonçalves/PMVR