Iniciativa coletiva teve a participação de 201 crianças da Creche Municipal Tempo de Criança, no bairro Santo Agostinho

Com o objetivo de incentivar a interação dos pais no convívio dos filhos na unidade escolar, e assim contribuir para socialização das crianças na sua rotina, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta sexta-feira (22) o encerramento do projeto coletivo “Brincando eu aprendo, brincando eu ensino”, desenvolvido na Creche Municipal Tempo de Criança, que fica no bairro Santo Agostinho.

As atividades aconteceram em dois turnos (manhã e tarde) no Ginásio Poliesportivo Darcice Jose de Carvalho. As brincadeiras foram desenvolvidas pelos professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e contaram com a participação dos pais e das crianças.

O projeto teve início em abril deste ano, quando os pais realizaram com as crianças uma brincadeira da sua infância e assim puderam relembrar de forma prazerosa esses momentos. A unidade escolar atende 204 crianças com idade entre 4 meses e 3 anos.

A diretora da creche, Roseli Negreiros, explica que cada unidade escolar tem seus projetos independentes. O objetivo é levar ao entendimento dos envolvidos e de toda a comunidade escolar (interna e externa) a importância do brincar e o que se aprende ao brincar, levando em consideração a importância do pedagógico nas brincadeiras.

“As crianças atualmente ficam mais voltadas às atividades tecnológicas, por isso criamos esse projeto para resgatar as brincadeiras de infância”, disse a diretora.

Glauco Martins Silva, coordenador do Ginásio Darcice Jose de Carvalho, destaca que ocupar esse espaço para promover a parceria com outras secretarias é primordial.

“É fundamental essa parceria, uma vez que a Smel e a Educação andam praticamente juntas. Tudo que fazemos aqui é fazer do lúdico o esporte educacional, então essa interação hoje casa com as nossas atividades também. Sempre que a gente puder proporcionar esses momentos, as portas estão abertas”, disse o coordenador.

A auxiliar administrativa Natália Campos, 36 anos, estava acompanhando sua filha Diana, de 1 ano e oito meses.

“Essa integração é muito importante para que as crianças percebam a segurança que temos de deixá-las na instituição de ensino, e a confiança em todos os profissionais de lá. Além disso, atividade como essa também faz diferença na socialização das crianças. Ver que os pais também estão integrados na vida escolar deles é essencial. No futuro eles sempre lembram desses momentos tão importantes”, disse Natalia.

Fotos: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.