Interessados nas vagas para Educação Infantil e EJA devem acessar o site vr.rj.gov.br/chamadaescolar até dia 30/9

Quem ainda não realizou a inscrição gratuita para vagas para Educação Infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda, tem até o dia 30/9 para se inscrever somente pelo site vr.rj.gov.br/chamadaescolar. A Secretaria Municipal de Educação (SME) lembra que foram disponibilizados polos de inscrição para auxiliar quem tiver dificuldades no acesso à internet.

Educação Infantil

Para as vagas nas creches, podem ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2020 e 30/11/2023. Para as vagas na pré-escola, deverão ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2018 e 31/3/2020.

Os documentos obrigatórios no ato da inscrição são: certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade do responsável. Documento complementar que deverá ser cadastrado, caso os responsáveis possuam: número do NIS (Número de Identificação Social).

Critérios para classificação: ser morador de Volta Redonda; ser inscrito no CadÚnico (NIS); estar inserido no programa Bolsa Família; e idade (o mais velho). Conforme legislação vigente, o candidato com deficiência terá prioridade na matrícula, mediante comprovação de diagnóstico médico.

EJA

Em relação às vagas da Alfabetização ao 9º Ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), podem ser inscritos alunos com idade a partir dos 15 anos, nascidos até 1/2/2009. A inscrição poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos, ou pelo responsável legal para alunos menores (idade mínima de 15 anos).

Documentos necessários: original da certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade (RG) do candidato e comprovante de residência.

Polos de inscrição

Para quem tem dificuldade no acesso à internet, a secretaria de Educação disponibiliza polos para auxiliar na inscrição dos interessados na Chamada Escolar. Dois deles, funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, estão localizados na Praça Sávio Gama, no Aterrado, em frente à prefeitura; e na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

Também funcionam como polos de inscrição as seguintes unidades: Escola Paulo VI, no Açude; Escola Municipal Jesus Menino, no Belmonte; Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado; Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, no São Luiz; Escola Municipal Maria José Campos Costa, no Santo Agostinho; Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros de Novaes, no Roma; Escola Municipal Graciema Coura, bairro Três Poços; Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos, no Conforto; além da Subprefeitura, no Retiro.

A SME informa ainda que quem tiver qualquer dúvida também pode ligar para a secretaria, pelo telefone 3356-7000, informando sobre qual área precisa de orientação: Educação Infantil ou EJA.

Fotos de arquivo – Cris Oliveira.
Secom/PMVR