Capacitação promoveu reflexões sobre como levar as crianças a compreenderem a utilização dos recursos naturais e tecnológicos a serviço da sociedade

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda promoveu mais um ciclo de formação continuada com professores que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. A capacitação ocorreu nos dias 28 e 29 deste mês, no auditório Alba Rangel da SME, no bairro Niterói. A ação promoveu reflexões sobre o Campo de Experiências Ambiente e Tecnologia, que tem como objetivo levar as crianças a compreenderem a utilização dos recursos naturais e tecnológicos a serviço da sociedade.

O público-alvo foi formado por aproximadamente 450 profissionais, que atendem crianças de um a cinco anos de idade. A escolha desta temática vai ao encontro do sexto campo de experiências do Referencial Curricular do município, de acordo com a chefe de seção da Educação Infantil da SME, Jane Valle.

Vários temas de pesquisa e questões são elencados para nortear as ações dos professores diante deste campo: que ações podem ser desencadeadas a fim de que o aluno contribua para o desenvolvimento sustentável? Como viabilizar o acesso à linguagem tecnológica tão presente no cotidiano da criança? Qual a necessidade de a criança acompanhar o desenvolvimento tecnológico e fazer uso de seus benefícios? Como levar a criança a utilizar os recursos tecnológicos com criticidade? Como oportunizar a alfabetização científica como uma dimensão essencial da cultura de cidadania?

“Desta forma, a seção de Educação Infantil oportuniza o monitoramento do referencial e viabiliza aprendizagens e modificações das ações didáticas, visando à garantia do desenvolvimento das crianças”, disse Jane.

Fotos: Divulgação/PMVR.