Encontro formativo em parceria com o Sebrae reuniu diretores, supervisores e orientadores educacionais e implementadores de informática

Cerca de 80 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram nesta quarta-feira, dia 18, de uma capacitação no auditório do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no bairro Aterrado. Em parceria entre a instituição e a secretaria, o encontro formativo, que aconteceu com duas turmas (manhã e tarde), teve como tema o uso de tecnologias na educação e reuniu diretores, supervisores e orientadores educacionais, além de implementadores de informática.

“Dentro do projeto de Educação Empreendedora, o objetivo foi provocar nas escolas no sentido de como esses espaços são empreendedores, em um sentido mais amplo. Hoje temos um momento de contribuir com conteúdo para que cada escola avance mais um pouco nas necessidades de cada uma”, explicou Andreia Monsores, que é chefe da Seção de Anos Finais da SME.

A equipe do Sebrae que ministrou a capacitação foi formada pelo consultor Jayme Souza, e por Lucas Afonso, que atua como agente local de Inovação. Segundo Lucas, o encontro formativo faz parte de um dos três ciclos do Programa Agente Local de Inovação, que trabalha educação empreendedora, atuando em escolas públicas.

“Estamos atendendo 15 escolas. O atendimento funciona assim: a gente chega na escola, aplica um diagnóstico, tentando entender um pouco quais são as dificuldades, as potencialidades da escola, no quesito educação empreendedora e inovação, que é o nosso foco. A partir disso, juntamente com a gestão escolar, selecionamos alguns gargalos e/ou potencialidades para avançar em alguma ação junto ao Sebrae. Então nós construímos um plano de ação junto com cada escola e seguimos esse plano durante sete meses”, explicou Lucas, acrescentando que as 15 escolas do município têm uma questão em comum que é o uso de tecnologia.

“Quando a gente pensa em uso de tecnologia está muito focado na ideia de ter ou não objetos tecnológicos. O uso de tecnologias é muito mais importante do que o fato de ter ou não uma tecnologia na escola, porque, por exemplo, pensando no uso, você pode fazer uma dinâmica com desenvolvimento tecnológico usando um celular em sala de aula, dependendo da matéria, da disciplina, da disponibilidade e da capacitação desse professor e dessa equipe”, ressaltou o agente de Inovação do Sebrae.

O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, ressaltou a importância de aliar a capacitação dos profissionais com a aquisição de aparelhos tecnológicos que vem sendo adotada pela SME. Segundo ele, é fundamental avançar com o uso de tecnologia nas escolas, para que a atuação dos profissionais seja mais eficiente e o aprendizado cada vez melhor para os alunos.

“Equipamos escolas com chromebooks para os alunos, notebooks para os professores, Smart TVs, estamos investindo em novos desktops para os laboratórios de informática. Tudo isso é importante para modernizar a educação, adequar ela à realidade, e nossos profissionais também estão sendo capacitados para atuarem de maneira mais eficiente com essas tecnologias. A educação está se transformando e Volta Redonda está investindo para acompanhar essa transformação”, explicou Sodré.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.