Estudantes da Escola Municipal Espírito Santo ficaram em primeiro lugar na categoria Comissão Julgadora; grupo viajará no mês que vem para o Centro-Oeste como premiação

Alunos da Escola Municipal Espírito Santo, localizada no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, conquistaram o 1º lugar na Olímpiada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, na categoria Comissão Julgadora. A competição colaborativa escolar é do WWF-Brasil, ONG (Organização Não Governamental) brasileira que há 26 anos atua coletivamente no combate à degradação socioambiental, organizada pela associação Quero na Escola, alinhada ao movimento global coordenado pela ONU (Organização das Nações Unidas) da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).

O resultado foi alcançado graças ao desenvolvimento de um plano de ação multidisciplinar, que propôs atividades de vivências ecológicas na sede do Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba, em Valença, com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica; e a participação da unidade escolar na campanha #jogaatampinha, no projeto Tampet Sul Fluminense, que visa estimular a responsabilidade compartilhada de toda a população com a redução da poluição plástica, o incentivo à economia circular e à economia de recursos naturais em prol da sustentabilidade.

O projeto também abordou a importância do Rio Paraíba do Sul e seus serviços ecossistêmicos acerca da existência de um animal endêmico (que só existe em algumas regiões do estado do Rio) e ameaçado de extinção, o Cágado do Paraíba.

Agora, o grupo formado por cinco estudantes, com idades entre 12 e 15 anos e coordenado pelo professor Bruno Santos, viajará no mês que vem para a região Centro-Oeste como premiação e conhecerá a sede do WWF-Brasil, em Brasília (DF), e participará de atividades de restauração de ecossistemas em um projeto na Chapada dos Veadeiros (Goiás).

O professor, integrante do Promea (Programa Municipal de Educação Ambiental), celebrou a premiação, o aprendizado dos estudantes e lembrou que atividades como essas ajudam na restauração do meio ambiente na região.

“Sinto-me muito feliz em poder contribuir diretamente na formação de nossos alunos e, com apoio do gestor do Revismep (Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba), Ricardo Wagner, e toda a equipe da Unidade de Conservação, possibilitar propor atividades restauradoras em nosso bioma de Mata Atlântica. As vivências ecológicas desenvolvidas possibilitaram despertar o protagonismo dos alunos e estimularam a integração, a coletividade e constante busca pelo saber; potencializaram o aprendizado dos alunos e permitiram diversas experiências para além daquelas vivenciadas no ambiente escolar”, afirmou Bruno Santos.

O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, destacou a alegria com o resultado conquistado e parabenizou os envolvidos. “É um momento de muita alegria para todos nós. A educação transforma. Ela muda a vida de uma pessoa, de uma família, muda uma sociedade. Parabenizo ao professor Bruno, aos alunos e a todos da Escola Municipal Espírito Santo, estamos muito contentes com esse resultado”, disse Sodré.

Como funciona a olimpíada

A olímpiada, que abordou temas ambientais de forma lúdica e divertida, é voltada para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Composta por duas fases simultâneas: a fase online apresenta dez temas formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente; e a fase prática, realizada em grupo, em que as crianças e os jovens devem desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, mudanças na gestão da comunidade, campanhas de engajamento ou qualquer ação criativa que promova a restauração dos ecossistemas.

A Restaura Natureza 2023 teve 9.269 inscritos, com a participação de 275 escolas de todos os estados.

Fotos: Divulgação/PMVR.