Educadores da rede municipal aproveitaram o feriado hospedados em hotel da cidade mineira do Circuito das Águas

Em um clima de alegria e satisfação, professores da rede municipal de ensino de Volta Redonda, eleitos “Professor Destaque do Ano 2023”, viajaram para um hotel em Caxambu (MG) no feriado da Proclamação da República (15 de novembro). Com direito a um acompanhante cada, os cerca de 50 educadores desfrutaram de dois dias de descanso e lazer, em reconhecimento ao que promovem dentro das salas de aula. E muito mais do que boas histórias, eles retornaram da cidade mineira do Circuito das Águas com o sentimento de valorização profissional.

“Sinto-me muito honrada e acredito que esse é o sentimento de cada professor que ganhou a viagem. O hotel maravilhoso, a companhia das pessoas, todo mundo na mesma 'vibe' de alegria, de poder ver que o nosso trabalho está sendo reconhecido de alguma forma. É um projeto maravilhoso e espero que cada uma das minhas amigas, dos profissionais da Educação, passe também pelo o que passei. Baile, comida, tudo preparado com muito carinho. Uma organização incrível. Tudo perfeito”, elogiou a professora Mariza Leal, eleita destaque na Escola Municipal Paulo VI, no Açude, e na Escola Municipal Amazonas, no Retiro.

O professor Raoni Campbell, eleito destaque da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha, no bairro Voldac, se encantou pela tranquilidade e pelo Parque das Águas de Caxambu. Acompanhado da esposa, ele também disse que se sentia honrado por representar os demais colegas.

“Achei muito bacana o reconhecimento dos colegas e companheiros de trabalho. Achei legal as águas (do Parque das Águas de Caxambu), a natureza do parque; o hotel também - muito boa a alimentação, a acomodação, noite de sono muito tranquila também, diferente do que costumamos vivenciar no cotidiano. Parece que a hora aqui passa mais devagar”, comentou Raoni.

Felicidade real e compartilhada

E como a felicidade só é real quando compartilhada, os educadores puderam levar um acompanhante. A professora Solange Aparecida Vieira Pereira, do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Maria dos Santos Ribeiro Hygino, no Vila Rica/Tiradentes, levou a mãe, Maria Magdalena Vieira, a quem ela chamou de sua primeira professora. Com elas, a alegria e o orgulho permaneceram durante todo o passeio.

“A família é o primeiro professor de qualquer criança, então minha mãe foi a minha primeira professora. Tudo o que eu sei, que eu vivo e faço de melhor é me espelhando na minha mãe. E é isso que a gente espera dos nossos alunos também. Que eles tenham os pais como seus espelhos. A minha mãe é o meu espelho, então ela tinha que vir”, disse Solange.

Feliz pelo convite, Magdalena completou: “Agradeço a Deus e a ela por ter me convidado e com muito orgulho e prazer, mineira que sou, estou aqui nos ares de Minas Gerais”.

Visibilidade aos talentos da rede de ensino

Idealizador do prêmio, o secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, disse que o “Professor Destaque do Ano 2023” surgiu para valorizar e dar publicidade às ações promovidas no ambiente escolar, além de dar visibilidade aos talentos que a Educação de Volta Redonda possui. Ele enalteceu a todos que participaram do projeto, que teve início neste ano.

“O professor é um profissional que merece todo o respeito, reconhecimento e toda a admiração. Se nós professores não valorizarmos a profissão, quem vai? Na impossibilidade de homenagear a todos, pois com certeza todos merecem, os professores eleitos por seus pares representam todo o corpo docente de sua escola. Que eles continuem cada vez mais com esta dedicação e compromisso com a educação de Volta Redonda. Meu agradecimento também aos diretores que, como eu, valorizam o trabalho, a dedicação e o empenho de seus professores que fazem a diferença no ambiente escolar”, disse Sodré, que conta com uma experiência de 47 anos como professor, 34 deles de vivência na UFF (Universidade Federal Fluminense).

Foto: Divulgação/PMVR