Município conquistou um ouro, duas pratas e um bronze, além de 27 alunos, uma escola e uma professora da rede municipal premiados com menções honrosas pela Obmep

Volta Redonda mais uma vez se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com unidades da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fevre (Fundação Educacional de Volyta Redonda), a rede municipal de ensino teve quatro medalhistas (uma de ouro, duas de prata e uma de bronze) na 18ª edição da Obmep, que reuniu este ano mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Os resultados foram divulgados nesta semana e Volta Redonda também contou com 27 alunos, uma escola e uma professora da rede recebendo menções honrosas na maior competição científica do país, que é promovida pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.

Os medalhistas volta-redondenses foram todos do nível 2 da olimpíada, que envolveu a participação de estudantes do 8º e do 9º anos do Ensino Fundamental – no nível 1 participam estudantes do 6º e do 7º anos. O aluno Cauã Cesar Quintanilha, que estuda na Escola Municipal Tocantins, no Retiro, foi medalhista de ouro.

“Estou muito feliz não só pelo meu resultado, mas também pelo desempenho de meus colegas. Acredito que a Obmep seja uma das olimpíadas científicas que mais abrem portas para o futuro de seus premiados”, disse Cauã, citando que a olimpíada proporciona o Programa de Iniciação Científica, que é um curso voltado para o aprofundamento em matemática, além de os alunos premiados ganharem uma bolsa de estudo no valor de R$ 300 mensais.

Estevão Silva Scali, também aluno da Escola Municipal Tocantins, e Gabriel da Costa Sol, que está na Escola Municipal Dr. João Paulo Pio de Abreu, também no Retiro, conquistaram a prata e são medalhistas pela segunda vez consecutiva.

“Fiquei muito feliz em saber que pela segunda vez fui medalhista de prata pela Obmep. E isso só foi possível pelo incentivo da minha família, do meu amigo Cauã Cesar, também medalhista, de meus professores e, principalmente ,de meu pai, que ficou me motivando a me dedicar aos estudos. E que essa medalha não fique só como uma lembrança, mas também como uma forma de incentivar outras pessoas do município”, falou Estevão.

“Foi com muita felicidade que eu recebi a notícia da conquista de mais uma medalha. Ano passado eu recebi uma medalha de ouro e esse ano uma de prata, medalhas essas que só foram possíveis graças à minha família, amigos, e à escola Dr. João Paulo Pio de Abreu, que tem professores incríveis e uma equipe que sempre esteve ao meu lado”, disse Gabriel.

O quarto medalhista foi Kauã Christyan Franco Martins, aluno da escola Rubens Machado, localizada no Verde Vale, que foi premiado com a medalha de bronze. Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300 para integrarem o programa. O valor dessa bolsa concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) foi reajustado em 200% neste ano.

Menções honrosas

A cidade também conquistou menções honrosas para 27 estudantes, uma escola – a Escola Municipal Tocantins, que recebeu um kit com material didático – e uma professora: Aline Guimarães de Castro, que leciona na Tocantins e ganhou diploma e uma vaga para participar no 18º Programa de Formação de Professores da Obmep em 2024, além de livro de apoio à formação matemática.

“Essa conquista mostra a importância do trabalho diário e conjunto de todos – alunos, professores, famílias, comunidade, para que nossos jovens sejam vencedores no estudo e na vida. Nosso papel como Poder Público é oferecer a infraestrutura necessária para que os profissionais da Educação e os estudantes da rede pública tenham as melhores condições possíveis para desenvolver o aprendizado”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré.

“Mesmo encontrando uma educação com muitos problemas quando reassumimos a prefeitura, em 2021, trabalhamos muito, contamos com parcerias fundamentais e estamos conseguindo tornar novamente a educação de Volta Redonda referência”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

Os alunos de 6º e 7º anos do Fundamental premiados com menção honrosa foram: Anna Beatriz Mafra N. Gouvêa e Ravi da Silva Pereira (E.M. Dr. João Paulo Pio de Abreu); Davi Sargento O. A. Rufino, Luana Vitória de Castro Moreira e Miguel de Sousa Laureano (E.M. Tocantins); Enzo Gabriel Rodrigues Monteiro (E.M. Pref. José Juarez Antunes); Heloisa Helena da Silva Agenor e Henrique Cesar Feijó Martins (Escola Municipal Espírito Santo); Joao Pedro Silva Duque (E.M. Dr. Julio Caruso); e Maria Eduarda Oliveira da Silva (Colégio Municipal Getúlio Vargas).

Também receberam menção honrosa os seguintes estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental: Alícia Machado Costa, Ana Beatrice Teixeira Pereira, Carolina Jennifer dos S. Oliveira, Emanuelle Lourenço Bitencourt e Julia Silva Sampaio (E.M. Dr. João Paulo Pio de Abreu); Bárbara Gomes Teixeira, Bernardo Bortolazzo M. Eller, Isabelly dos Santos Machado e Lara Amaral da Silva (E.M. Tocantins); Beatriz Vitória Nunes Afonso (E.M. Paulo VI); Cauã Prudente Fonseca (Colégio Prof.ª Themis de Almeida Vieira); Filipe Lima Drilard (Colégio Municipal Getúlio Vargas); Igor Leonardo Lima Vieira e Mariana de Souza Nascimento (E.M. Wandir de Carvalho); Isadora Nunes Dias e Ryan Camargo Teixeira (E.M. Dr. Jiulio Caruso); e Juliana Ferreira Esteves (E.M. Pref.º José Juarez Antunes).

As cerimônias de premiação da 18ª OBMEP acontecerão em data a ser definida no próximo ano.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR