Espaço adquirido pela prefeitura está passando por adequação realizada pela FOA e vai oferecer 400 vagas para Educação Infantil em tempo integral

As obras da nova Creche Dauro Aragão, no bairro Tangerinal, em Volta Redonda, está praticamente finalizada, com as equipes concluindo os retoques finais. A unidade funcionará no antigo campus do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), que passou por adequação. Serão oferecidas 400 vagas para Educação Infantil da rede pública municipal – crianças de zero a três anos, que vão ocupar as vagas para berçário (a partir de três meses) e maternais I, II e III, todas em tempo integral.

De acordo com Thiago Ribeiro Martins, assessor especial da prefeitura e que acompanha o andamento da obra, as frentes de trabalho estão finalizando a pintura, as instalações dos vidros das torres que vão abrigar os elevadores panorâmicos, fazendo a limpeza dos espaços e começando as instalações dos equipamentos da Educação – o mobiliário já está chegando e logo começará a ser montado.

“Importante ressaltar a parceria com a FOA (Fundação Oswaldo Aranha), que realiza essa obra de adequação do prédio, com um projeto do governo municipal. Com a FOA passando a fazer o investimento na obra, a prefeitura está concluindo a aquisição do prédio. A previsão é que a creche seja entregue para a comunidade neste mês de fevereiro”, afirmou Thiago Martins.

O prefeito Antonio Francisco Neto falou sobre a importância de o governo municipal abrir mais vagas para a Educação Infantil em tempo integral e agradeceu por mais essa parceria com a FOA.

“Sempre é prioridade investir na educação, e sabemos como muitas mães precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos pequenos. Essa creche será um espaço maravilhoso que vai beneficiar muitas famílias, oferecendo todo o cuidado, acolhimento e educação de qualidade para as crianças. Agradeço ao Eduardo Prado (presidente da FOA) por mais essa parceria com a prefeitura”, frisou o prefeito.

Edifício adaptado e com dois elevadores panorâmicos

A Creche Dauro Aragão, que levará o nome do presidente da FOA falecido em fevereiro de 2021, fica num terreno de 1.250 m² e tem quase 3 mil m² de área construída na Rua 28, nº 619, no bairro Tangerinal. O edifício tem três pavimentos e o acesso será garantido por rampas, escadas e dois elevadores panorâmicos. O projeto, executado pelo IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), respeita as normas de acessibilidade exigidas pelo Ministério Público Estadual.

As 14 salas de aula estão divididas nos três andares. Todos os pisos também contam com banheiros infantis para meninos e meninas, banheiro feminino e masculino para adultos, refeitório e área para banho. No primeiro pavimento ficam o berçário e a área para banho em bebês.

O local tem toda estrutura necessária para o funcionamento de uma unidade escolar: secretaria; sala dos professores, da direção, da orientação pedagógica e orientação educacional; sala de audiovisual; arquivo; dispensa; recepção; cozinha; além de solário e pátios cobertos e descobertos.

Fotos: Cris Oliveira – Secom/PMVR.