A secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, foi eleita nesta quinta-feira, dia 25, presidente do Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba. A nomeação aconteceu durante a primeira reunião com os novos membros, eleitos em assembléia realizada no mês de Junho. A reunião foi realizada no Horto Municipal, em Porto Real, e contou com a participação de diversos secretários e gestores municipais da Região, além de artistas e agentes culturais.

Foram eleitos também como Vice-presidente, a atriz Viviane Saar, do coletivo Teatral Sala Preta; como Primeiro Secretário, o Presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo; como Segundo Secretário a Conselheira de Cultura de Pinheiral, Fabiana Rosa.

O Fórum Regional é a instância maior referente à articulação das políticas culturais na região do Médio Paraíba e reúne gestores públicos e representantes da sociedade civil dos municípios de Itatiaia, Resende, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Pinheiral, Rio Claro, Barra do Piraí, Valença, Rio das Flores, Piraí e Volta Redonda.

O prefeito Samuca Silva, falou sobre a importância do grupo para a construção das políticas culturais na região. “O objetivo é ampliar o diálogo com gestores públicos, além de valorizar a cultura e promover a descentralização articulada e pactuada da gestão, dos recursos e das ações, e ainda estimular a participação da sociedade civil”, explicou.

Considerado um dos Fóruns mais importantes e atuantes do Estado, desde sua instalação em 2017, o Fórum Regional consolidou uma agenda ativa durante esses dois anos, com reuniões itinerantes que circularam os 12 municípios que compõem a Região do Médio Paraíba e, principalmente integrando e atuando em todas as questões relativas ao Sistema Estadual de Cultura.

“É fundamental organizar Fóruns Regionais e Setoriais Artísticos Culturais, articulando sociedade civil (artistas, agentes, animadores, produtores, e pesquisadores de cultura), gestores públicos de cultura, conselheiros municipais e estaduais, e a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa – SECEC-RJ. Uma instância como essa é um importante instrumento para o desenvolvimento de toda nossa região. Estamos certos que a cooperação entre os municípios nos torna ainda mais fortes para fomentar a cultura em todas as suas manifestações”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro.

SecomVR