Inscrições para utilização do Zélia Arbex e Memorial Zumbi dos Palmares podem ser feitas pelo site da prefeitura

Estão abertas as inscrições para os editais de ocupação dos espaços culturais Zélia Arbex e Memorial Zumbi dos Palmares em Volta Redonda. Para auxiliar os interessados, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma oficina com o passo a passo para realizar a inscrição. O ‘SMC EXPLICA’ será realizado nesta quinta-feira, dia 01, às 18h, no auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.  As inscrições para os dois editais se encerram no dia 27 de agosto e podem ser realizadas no site da prefeitura, através do link: www.voltaredonda.rj.gov.br.

Desde o ano passado a programação semanal destes espaços é configurada de forma mais democrática, a partir de um edital que permite que os artistas utilizem os equipamentos culturais. Este ano os editais de ocupação trazem um diferencial, com a previsão de um apoio financeiro para viabilizar os projetos contemplados.

O Memorial Zumbi dos Palmares consiste em um centro cultural destinado a resgatar os valores da cultura africana e promover ações afirmativas. O edital de ocupação deste espaço irá selecionar projetos de arte e educação com atividades de teatro, dança, música, artes visuais, cultura popular, cultura urbana e literatura que dialoguem com a cultura afro.

A ocupação poderá contemplar o período de 01 de outubro de 2019 a 30 de outubro de 2020 e os agendamentos serão apenas para os dias de semana (segunda a sexta) conforme horário de funcionamento descrito no edital. Os projetos podem solicitar a fixação de dias ou acontecer de forma pontual, mas precisam ter a duração mínima de 03 dias. O edital de ocupação artística não é destinado a propostas de eventos como shows musicais, festivais, apresentações de bandas, espetáculos, e sim para propostas de ações continuadas dentro das categorias Formação, Pesquisa, Ensaios e Ações Pontuais.

O Espaço das Artes Zélia Arbex consiste em uma Galeria de exposição artística. O edital de ocupação deste espaço irá selecionar propostas artístico-culturais autorais envolvendo artes plásticas, exposições e artes visuais para exposições no período de 13 de novembro de 2019 a 30 de outubro de 2020.

A secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, lembrou que a democratização de acesso aos espaços públicos tem sido uma marca governo Samuca. “Mais uma vez abrimos o Edital de Ocupação dos Espaços Culturais do nosso município, sendo eles o Memorial Zumbi e a Galeria de Artes Zélia Arbex. Sempre temos o cuidado de ampliar e dar cada dia mais qualidade nos atendimentos à população, por isso neste edital previmos uma ajuda de custo aos artistas que se inscreverem”, explicou Aline.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, o governo entende a importância desses espaços e de seus atores, e dá um passo importante na valorização de cada um que se propõe a levar cultura à população. “Precisamos valorizar cada vez mais os nossos artistas e levar o máximo de cultura para a população da nossa cidade. O ‘SMC EXPLICA’ vai até o artista, tendo o cuidado de explicar de forma efetiva, como estas pessoas podem entrar para pleitear uma vaga em nosso edital”, disse Samuca.

Por Ana Maria Mansur -  SecomVR