Abertura será nesta quarta-feira, dia 28, no Hotel Bela Vista, com degustação de cachaças; programação inclui show musicais com 14 Bis e Mistureba

Volta Redonda sedia o Festival de Inverno, de 28 de agosto a 8 de setembro, unindo cultura e gastronomia. A programação inclui música, teatro, folclore, poesia, exposição, circuito cultural nos bairros, além de oficinas gastronômicas, artísticas e culturais. A abertura será nesta quarta-feira, dia 28, no Hotel-Escola Bela Vista, às 19h, com degustação de cachaças artesanais e música ao vivo com Rogério Valente Quinteto, com repertório de jazz, músicas autorais e MPB. A entrada é de graça.

O gerente Geral da Fundação CSN, André Leonardi, afirma que a ideia é apresentar uma programação plural e que ilustra o multiculturalismo da cidade. “A iniciativa nasceu da união dos conceitos de dois eventos que foram sucesso de público em Volta Redonda: o ‘Projeto Inverno Cultural’ e o ‘Festival Gastronômico de Volta Redonda’”, disse.

A secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, explica que o formato do festival vai evidenciar o potencial cultural, gastronômico e turístico do município. “Queremos incluir Volta Redonda no calendário dos grandes festivais de cultura e gastronomia da Região Sul Fluminense”, conta.

O Festival de Inverno VR vai levar música para toda cidade, principalmente para as praças que concentram bares e restaurantes. Entre os destaques da programação, estão as bandas 14 Bis, Mistureba, Figurótico, Samba do Abacateiro, Quinteto Vera Cruz, Bloco de Maracatu Pedra Sonora, Coletivo Nosso Novo Som e Ingoma. O Projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN, vai se apresentar com a Orquestra e Coro da unidade de Congonhas (MG); o Grupo de Tambores de Aço, de Volta Redonda; e o Grupo de Metais de Itaguaí (RJ).

Para movimentar ainda mais o festival, foi criado o Passaporte Gastronômico, um circuito entre bares e restaurantes. O público vai contar com promoções nos estabelecimentos participantes com o valor fixo de R$ 20 e ainda concorrer a sorteios de prêmios até 4 de setembro. A programação completa está disponível no site festivaldeinvernovr.com.br.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, acredita que o Festival de Inverno VR vai movimentar a economia do município e mostrar nosso potencial gastronômico e artístico. “Serão doze dias de programação que devem atrair a população de Volta Redonda e pessoas das cidades vizinhas, confirmando que somos um pólo gastronômico e cultural na região”, afirmou.

Por Renata Borges – Secom/VR