XXIII Encontro acontece na Ilha São João até as 22h; evento abre calendário cultural de 2023 da cidade

A tradicional festa de Folia de Reis é celebrada neste sábado (14), em Volta Redonda. Dezessete grupos do município se apresentam até as 22h, na Ilha São João. O XXIII Encontro de Folias de Reis é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). A expectativa é que 10 mil pessoas passem pelo local. A entrada é gratuita.
A festa abre as atividades do calendário cultural da cidade em 2023. É o primeiro encontro de Folias de Reis após o período mais crítico da pandemia de Covid-19.

Cada grupo se apresenta por meia hora. A ordem foi definida em sorteio. Este ano a Secretaria de Ordem Pública dá apoio, garantindo a segurança das pessoas.

O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, lembrou que o encontro é um dos eventos da cultura popular com maior tradição em Volta Redonda, inclusive protegido pela lei municipal 5.952.

“É o maior evento de Folia de Reis na região. Nos sentimos orgulhosos e na obrigação de preservar esta tradição cultural, que é importante para o país e nem todas as cidades têm. Então, vamos fazer com que os eventos sejam cada vez melhores neste cenário de pós-pandemia”, disse Anderson, comentando que todo evento pós-pandemia de Covid-19 é tido como um teste, devido à mudança de comportamento das pessoas.

Paz, amor e fraternidade

O mestre da Jornada Unida Divina Luz, Nilton de Souza da Cruz, morador do bairro Morada do Vale, estava emocionado após se apresentar ao público no palco montado na Ilha São João. Ele comentou que participa da tradicional festa brasileira há 50 anos.

“Saio em folia desde os meus 7 anos de idade. Eu me sinto realizado em poder levar esta manifestação religiosa para todos da comunidade. Sou muito católico e para mim é uma missão que Deus me deu, levando essas mensagens de paz, amor e fraternidade. Amenizando a dor de quem sofre e evangelizando também. Depois de tudo o que a gente passou não tem preço isso aqui. Tivemos muitas perdas e é uma emoção muito grande. Quando chego na minha casa, só quero agradecer ao Pai Eterno”, disse ele, que estava acompanhado de familiares, entre eles o neto de 3 anos, que já participa da jornada de Folia de Reis.

Além da alegria e fé, o evento contagia e enche as pessoas de alegria e também de nostalgia, como é o caso da autônoma Edna Silva, moradora de Volta Redonda. “O evento é maravilhoso. Amo Folia de Reis. Curtia muito na minha adolescência. O jovem de hoje não sabe o que é isso aí. É uma cultura muito bonita e gostosa de se participar. Estou amando. Música mexe comigo”, afirmou.

Já Ana Cláudia do Nascimento contou que sempre gostou muito de Folia de Reis, mas por influência do genro, hoje passou a amar. “É uma cultura muito gostosa, mas muita gente não sabe, não conhece. Depois deste tempo que passamos reclusos é uma oportunidade para nos divertirmos e também celebrar a vida”.

A moradora do bairro Caieiras, Letícia Aparecida, levou o filho Cauê, de 3 anos, para assistir a Folia de Reis.

“Vi na internet, na página da prefeitura, e como ele é apaixonado por folia, resolvi trazer. Tudo o que a Cultura de Volta Redonda oferece, a gente aproveita”, garantiu Letícia.

Fotos: Cris Oliveira/PMVR