Evento acontece na próxima sexta-feira (17) na Biblioteca Municipal. Entrada é 1 litro de leite e alimento arrecadado será doado a instituição filantrópica

O auditório da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, será palco para o IV Sarau ConVerso, que acontecerá na próxima sexta-feira (17), a partir das 18h. Realizado por meio de parceria da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) com a editora PoeArt, o evento literário tem como público-alvo: poetas, formadores de opiniões, pessoas do segmento cultural, educacional e a comunidade em geral, e reunindo poesia, música e conversa.

O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, conta que o público que comparece aos saraus promovidos pela parceria tem aumentado a cada edição, sendo que na última estiveram presentes mais de 80 poetas. Ele destaca que esse crescimento se deve ao diálogo que a secretaria vem mantendo com a sociedade civil, o Conselho Municipal de Cultura, as editoras e a AVL (Academia Volta-redondense de Letras).

“O setor da literatura é um dos que vem crescendo muito nos últimos anos. A gente vem trabalhando e dialogando para poder oferecer condições aos poetas e escritores. Por isso, fizemos uma boa reforma na biblioteca, no auditório, deixando ele em condições para receber saraus, fazer lançamentos de livros. As pessoas estão convidadas a participarem”, disse Anderson.

Além do caráter cultural, o Sarau ConVerso também vai beneficiar instituição filantrópica por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). A entrada para participar do evento é 1 litro de leite, e todo o alimento arrecadado será doado à instituição.

Música, poesia e conversa

Para quem ainda não é familiarizado com o sarau, o poeta e editor Jean Carlos Gomes, da editora PoeArt, explica que consiste basicamente na apresentação de poesias (de preferência autoral, sendo de autores locais) e músicas. Nesta edição, o músico será o também poeta Marcô, acompanhado do pianista Jean Barros.

“Temos como pretensão a realização de um evento por mês, até pra criar-se um costume e gosto dos participantes. Em se tratando desse tipo de evento que agrega valores, fomenta arte, movimenta pessoas e, principalmente, propaga coisas boas entre as pessoas em geral”, afirmou Jean.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR