Projeto em sua nova temporada terá apresentações de junho a setembro com teatro, shows e intervenções artísticas; Eucaliptal é o primeiro bairro a receber iniciativa

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio Secretaria Municipal de Cultura (SMC), retorna com o Palco Sobre Rodas nesta quarta-feira, dia 7. O primeiro bairro a receber a iniciativa será o Eucaliptal, na Rua 238, a partir das 18h. O projeto, que já foi um sucesso no município através do governo Neto, será dividido em temporadas.

A primeira, de junho a setembro, será realizada pela Viraliza Comunicação e produção do Blog Minuto Cultural, com apoio da prefeitura e patrocínio da Light, através da lei de incentivo do ICMS do Governo do Estado. Nesta etapa, 50 bairros serão atendidos com teatro, shows musicais e intervenções artísticas. As apresentações são gratuitas e acontecerão sempre às terças, quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h, com teatro infantil e juvenil, malabares, palhaços, ventríloquo, mágico, pintura de rosto e show musical.

Já a segunda temporada do Palco Sobre Rodas, que começa em outubro, será totalmente realizada com recursos próprios do município, através de chamamento público pela secretaria de Cultura de Volta Redonda. “Em agosto publicaremos um edital para contratação de artistas e companhias teatrais, que irão se apresentar no Palco Sobre Rodas de outubro a dezembro de 2023”, comentou o secretário de Cultura, Anderson de Souza.

O Palco Sobre Rodas é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e também conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

“O Palco Sobre Rodas é um projeto muito querido pelo prefeito Neto, além de um marco das gestões anteriores da Prefeitura de Volta Redonda. Estamos muito felizes em trazê-lo novamente para a população”, comentou o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza.

“A cultura precisa estar onde as pessoas estão e o Palco Sobre Rodas cumpre esse papel de forma extraordinária. Realizar esse projeto e levar cultura e arte para a comunidade é uma forma de cumprir com um dos propósitos da Viraliza”, disse Ana Luísa Assis, proprietária da Viraliza Comunicação.

Palco Sobre Rodas

O Palco Sobre Rodas é um projeto de cultura itinerante, que surgiu da necessidade de facilitar o acesso irrestrito a eventos culturais de qualidade, para populações que moram em bairros mais distantes das áreas centrais das cidades. Foi inspirado na frase do cantor Milton Nascimento: “Todo artista tem que ir aonde o povo está.”

As principais atrações ocorrem em um palco que fica sobre um caminhão na parte da carroceria. As apresentações acontecem de forma dinâmica e interativa, em clima de entretenimento familiar, social e informal.

“Estou muito feliz em voltar com esse projeto vencedor, que no passado teve mais de 1.300 apresentações na cidade. A programação é pensada para atender público de todas as idades, espero que seja um grande sucesso como foi antigamente. Vale mencionar que ainda há o fomento da economia e do comércio local, a acessibilidade e atratividade das apresentações, o incentivo aos artistas, o resgate da autoestima da comunidade, inspirações e reflexões sobre temas atuais, interatividade e sociabilidade entre os vizinhos, moradores e familiares. Tudo foi pensado e organizado com muito carinho para garantir a satisfação da população e dos participantes como um todo”, finalizou o secretário de Cultura, Anderson de Souza.

Programação:

01 07/06 Quarta feira EUCALIPTAL Praça 7 de setembro, em frente a Igreja Santa Cruz
02 08/06 Quinta feira AÇUDE I Praça Gonçalves de Silva, atrás da associação
03 13/06 Terça feira VOLTA GRANDE II Em frente a Associação
04 14/06 Quarta feira CASA DE PEDRA Praça. Padre José de Anchieta - rua 715 (quadra coberta)
05 15/06 Quinta feira SÃO CARLOS Ponto final do ônibus, na Rua Farias de Brito
06 20/06 Terça feira SÃO SEBASTIÃO Praça principal
07 21/06 Quarta feira SÃO CRISTOVÃO Praça João Balbino, na Av. Francisco Evangelista Delgado
08 22/06 Quinta feira AEROCLUBE Praça poliesportiva
09 27/06 Terça feira VILA MURY/LIMOEIRO/VILLAGE JARDIM PRIMAVERA Na praça na rua da padaria
10 28/06 Quarta feira VILA AMERICANA Rua Venezuela
11 29/06 Quinta feira JARDIM PONTE ALTA Praça do esporte na rua K