Aniversário é nesta sexta-feira, 22, e festa terá exposição de fotos, música, poesia, jogos pedagógicos, artesanato, contação de histórias e troca de livros

A secretaria de Cultura de Volta Redonda preparou uma extensa programação cultural para comemorar os 68 anos da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, que fica na Vila Santa Cecília. O aniversário é nesta sexta-feira, 22, e terá atrações para todas as idades, distribuídas entre o térreo e o hall da biblioteca, além do Espaço Kids, todas abertas à população.

A festa começa às 9h com apresentação do Coral Municipal e segue, às 9h30, com homenagem à biblioteca, apresentada por Raquel Leal, que é poeta, produtora cultural, membro da Academia Volta-Redondense de Letras (AVL) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Volta Redonda. Às 10h, a “Cia Ribalta” comanda a “Contação de Histórias”, tudo na Praça Rotary, térreo da biblioteca.

Ainda na praça, das 9h às 17h, haverá jogos pedagógicos com o grupo “Bardo Bêbado”; Feira de Livros com autores regionais, do Rio de Janeiro e editora Beleléu; feira de artesanato; e ainda o projeto “Livro Livre”, lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por ocasião do aniversário da Biblioteca Raul de Leoni.

O objetivo do “Livro Livre” é incentivar a leitura, fazendo os livros circularem. No espaço as pessoas podem entrar, pegar os livros e levar para a casa, e também fazer doações de qualquer livro.

Para o Espaço Kids, às 14h30, está programada “Oficina na Casa de Histórias”. No Hall da Biblioteca, das 9h às 17h, poderá ser vista a “Exposição de fotos – 68 anos de memórias – Cronologia”, que vai contar a história da biblioteca.

O secretário de Cultura do município, Anderson de Souza, lembrou que a Biblioteca Municipal Raul de Leoni chega aos 68 anos amplamente renovada.

“De 2021 até hoje, muitos avanços foram alcançados. Aumentamos o acervo de forma significativa e ainda fortalecemos as bibliotecas do Memorial Zumbi, também na Vila Santa Cecília, e da Estação Cidadania, no Vila Rica/Tiradentes. Hoje, a Raul de Leoni é a maior biblioteca do Sul do estado. Também implantamos a ‘Biblioteca Online’, um sistema virtual para consulta de exemplares pelo site: cultura.voltaredonda.rj.gov.br, aba Biblioteca Online; e o projeto ‘Livro Livre’, em 2021 e 2022, respectivamente”, lembrou o secretário Anderson de Souza.

Foto de arquivo – Cris Oliveira.
Secom/PMVR.