Os ensaios serão abertos ao público e começam na próxima semana em diversos bairros

Nesta quinta-feira, dia 24, a bateria do Bloco da Vida se reúne no Memorial Zumbi dos Palmares para o primeiro aquecimento e para começar a organização da maratona de ensaios abertos nos bairros. Ao todo, 45 músicos da terceira idade participam da bateria do bloco, que vibra com a população durante todo o desfile e é pioneiro no país a desfilar com uma mulher como mestre de bateria, a mestra Clarete Patrocínio.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro, o Bloco da Vida é composto por uma média de 800 idosos, que desde 1999 desfila em Volta Redonda e é referência no período de carnaval. “A preparação para o desfile está a todo vapor, com intensa movimentação no barracão. Este ano teremos um lindo desfile com nove alas, quatro carros alegóricos e 50 destaques. O Bloco da Vida trará para a avenida, no carnaval em 2019, uma abordagem sobre as questões ambientais, que com o passar dos anos tornaram-se cada vez mais graves”, destacou a secretária.

Os ensaios são abertos ao público, como uma oportunidade de todos conhecerem o samba enredo de 2019, cujo tema aborda o meio ambiente, a Terra e a importância de preservar as riquezas naturais. A bateria do Bloco da Vida está aberta a receber novos integrantes, e os interessados devem ter experiência mínima com instrumentos de percussão e podem comparecer aos ensaios para realizar a inscrição com os mestres ou buscar informações junto a SMC através do telefone 3339-4207.

O Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva lembrou da tradição da festa popular. “Na nossa visão, o importante é o resgate da cultura carnavalesca, com a valorização do samba, das marchinhas, fantasias, confetes, serpentinas, fugindo aos estilos de micareta e grandes festas que não representam o espírito da festa popular. O Bloco da Vida é uma tradição em nosso município e desde 2017 vem crescendo cada vez mais”, explicou Samuca.

Esse ano o Bloco da Vida irá desfilar na Ilha São João, no dia 16 de março e os ensaios da bateria começam nessa semana, em um circuito nos bairros, sempre às 18h30 conforme o cronograma:

ENSAIOS ITINERANTES – BATERIA BLOCO DA VIDA:

Horário: 18h30 às 21h00.

24/01 quinta - Memorial Zumbi – Vila (AQUECIMENTO E REUNIÃO ABERTA)

31/01 quinta - Praça Lions club - Vila Mury.

04/02 segunda - Quadra - São Cristóvão

07/02 quinta - Campinho - Eucaliptal

11/02 segunda - local a confirmar - Residencial Vila Rica.

14/02 quinta - Rua Fernando Tedesco (padaria Rio Ave) - São Lucas

18/02 segunda - Ginásio Amaro Inácio - Retiro

21/02 quinta - Praça dos Expedicionários - 60

22/02 domingo - Praça Vereador Nei A. do Vale, bairro São João

25/02 a 28/02 INTENSIVÃO PRÉ-CARNAVAL - Memorial Zumbi - Vila Santa Cecília.

Por Renan Ferreira - Secom/VR