Projeto cultural retoma atividades em novembro; Secretaria Municipal de Cultura fará chamamento público para a contratação de novos artistas

O “Palco Sobre Rodas”, da Prefeitura de Volta Redonda, completou nesta semana a marca de 50 apresentações. A primeira temporada do projeto itinerante da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) percorreu 50 localidades oferecendo teatro, shows musicais e intervenções artísticas, gratuitamente. O “Palco Sobre Rodas” retoma suas atividades em novembro. O calendário com os próximos bairros atendidos será divulgado nas redes sociais da prefeitura (@prefeituravr).

Cada apresentação, em média, reuniu cerca de 700 pessoas. O “Palco Sobre Rodas” foi retomado em junho deste ano, sendo que a primeira temporada foi realizada pela Viraliza Comunicação e produção do Blog Minuto Cultural, com patrocínio da Light, concessionária de energia elétrica, através da lei de incentivo do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Governo do Estado.

O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, destacou que a receptividade do público com o projeto foi emocionante. “’O Palco Sobre Rodas’ foi muito bem recebido e acolhido em todos os bairros por onde passou. Ver as famílias saindo de casa e indo até a praça com as crianças para ter acesso de graça a teatro, arte e cultura é muito gratificante”, disse Anderson.

Em todas as edições, o projeto ofereceu teatro infantil e juvenil, malabares, palhaços, ventríloquo, mágico, pintura de rosto e show musical.

“A secretaria de Cultura vai abrir um edital para a contratação de novos artistas e companhias teatrais, que irão se apresentar na segunda temporada do ‘Palco Sobre Roda’, de novembro a dezembro deste ano”, explicou o secretário.

‘Palco Sobre Rodas’

O “Palco Sobre Rodas” é um projeto de cultura itinerante, que surgiu da necessidade de facilitar o acesso irrestrito a eventos culturais de qualidade, para populações que moram em bairros mais distantes das áreas centrais das cidades. Foi inspirado na frase do cantor Milton Nascimento: “Todo artista tem que ir aonde o povo está.”

As principais atrações ocorrem em um palco que fica sobre um caminhão na parte da carroceria. As apresentações acontecem de forma dinâmica e interativa, em clima de entretenimento familiar, social e informal.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.