Cantora abrilhanta as comemorações na segunda-feira às 20h, embaixo da Biblioteca Municipal; outras atividades serão realizadas já neste domingo (19) no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), vai realizar uma série de atividades para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. As ações, realizadas no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, começam no próximo domingo (19) e seguem até segunda-feira (20). A cantora Sandra Sá abrilhanta as comemorações na segunda-feira, às 20h, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni. Mais cedo, a partir das 17h30, apresentação do DJ Smith e, às 18h, Roda de Samba com Quilombo do Seu Zé. A celebração faz parte do Projeto Consciência Negra VR, que prevê a realização de diversas ações ao longo do ano pela SMC.

O secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza, ressaltou que a secretaria investe na cultura afro-brasileira o ano inteiro. “Nossa administração abraça a cultura afro todos os dias, temos investimentos diversos como a Biblioteca Sérgio Alves Zacarias, no Memorial Zumbi dos Palmares, com livros de autores negros. Também temos mensalmente o Cine Zumbi, com filmes e curtas-metragens dedicados ao povo preto, já realizamos em parceria com a Coordenadoria da Juventude várias rodas de rimas e apresentações de hip hop. Acreditamos que o dia 20 de novembro é um dia a mais e muito importante que vai de encontro a tudo que temos realizado para a cultura afro-brasileira”, disse o secretário.

A coordenadora do Memorial Zumbi, Renata Ferreira Rosa, aponta que as ações do mês de novembro servem para refletir sobre a data. “Montamos uma programação especial para a abordagem do Dia da Consciência Negra em Volta Redonda, com palestras e atividades para a reflexão e informação sobre a igualdade racial, visando a conscientização da sociedade”, disse a coordenadora.

Para o domingo, a programação conta com o Baile Charme do projeto Charme Hits, a partir das 14h. Na segunda-feira as atrações terão início às 9h, com Cortejo Afro Grupo Lya Mi Dunda; poesias; apresentação Coral Municipal e da capoeira da Melhor Idade (Smel); exposição das Escolas Municipais (SME) – Memorial Zumbi.

Projeto Consciência Negra VR

A Prefeitura de Volta Redonda tem realizado ações durante o ano através do Projeto Consciência Negra VR, que inspiram a luta, resistência e promoção de políticas públicas de igualdade racial, além de ações de combate e enfrentamento ao racismo nas diversas esferas da sociedade.

Entre as principais ações estão o Tour Afro Pedagógico, que recebe escolas públicas e privadas para conhecer a história do Memorial Zumbi e suas dependências; o Cine Zumbi, um projeto que faz uma exibição mensal de filmes/curtas com temas afro-brasileiros, de diretores ou produtores negros no espaço Memorial Zumbi dos Palmares; e a Biblioteca Municipal Sérgio Alves Zacarias, a única na região com toda temática negra.

São realizadas ainda atividades pontuais e importantes como a Semana dos Museus; Semana dos Arquivos do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), onde foram produzidos debates sobre o Racismo Ambiental com a presença do jornalista da TV Globo Chico Regueira; atividades Pedagógicas de relevância, como os encontros sobre Afro Matemática; e a abertura de exposições importantes para a comunidade negra da cidade, entre elas “Terreiros”, “Marielles e Carolinas pensando juntas o futuro” e “Terezas”, que homenageou mulheres negras da cidade de Volta Redonda e região através de desenhos e caricaturas.

Foto: Secom/PMVR.