Estão abertas as inscrições para o chamamento artístico 009/2019, que irá selecionar artistas regionais para se apresentarem nos eventos do calendário cultural da Prefeitura

A Secretaria de Cultura de Volta Redonda lançou o edital para contratações artísticas para se apresentarem nos eventos do calendário cultural da Prefeitura. A SMC irá realizar as oficinas “SMC EXPLICA” para divulgação do edital e esclarecimento de dúvidas durante o ano, e a primeira oficina já está marcada para esta quarta-feira, dia 20, as 17h na Biblioteca Municipal.

O edital é uma iniciativa de contratação mais democrática para o acesso dos interessados, que abre possibilidade de participação para pessoa física e jurídica. O objetivo é ampliar a participação de artistas regionais nos principais projetos da cidade, valorizando as produções de diversos segmentos culturais, como a dança, cultura popular, artes cênicas, música, cultura urbana, artes visuais entre outras linguagens.

Segundo a secretária da pasta, Aline Ribeiro o papel da Secretaria é possibilitar que os artistas, agentes culturais e profissionais da cultura avancem na profissionalização do seu trabalho. “Iremos proporcionar oportunidades de geração de renda, circulação e ampla divulgação, por meio de processos democráticos que tenham continuidade. O edital 009/2019 cumpre com as metas do Plano Municipal de Cultura principalmente no que diz respeito à diversidade, valorização de artistas da região e transparência dos processos”, disse.

O edital está disponível no site da prefeitura https://new.voltaredonda.rj.gov.br/8/775, com prazo de inscrições permanente até o final de 2019, pois contempla desde apresentações culturais na programação da Páscoa até as programações do Natal. Os artistas interessados devem atentar-se para as vagas pretendidas e realizar sua inscrição dentro da data limite para o sorteio de cada atividade.

Para participar o artista deverá entregar na Central Geral de Compras um envelope contendo portfólio e os documentos descritos no edital, que variam para pessoa física e jurídica. O primeiro sorteio está marcado para o dia 03 de abril e irá selecionar para apresentações nas Ruas de Compras, Páscoa, Prêmio Zumbi entre outros eventos deste primeiro semestre, além de artistas para os Projetos Escola Tem Cultura e Circuito Cultural nos Bairros.

O prefeito Samuca, é um grande incentivador da cultura e da arte no município. “Estamos colocando a administração municipal a disposição da população para que possamos desenvolver ações em conjunto, projetos e programas que valorizem tanto os espaço  como também as ações da prefeitura para o desenvolvimento cultural de Volta Redonda”, finalizou o prefeito.

Por Renan Ferreira - Secom/VR