Cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença do prefeito Samuca Silva

Aproximadamente 340 alunos dos Telecentros Comunitários de Volta Redonda receberam seus certificados de conclusão de curso. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório do Colégio João XXIII, no Retiro, e contou com a presença do prefeito Samuca Silva. Ao todo, o município conta com 20 salas de Telecentro, em 20 CRAS, oferecendo curso de informática básica, que tem uma média de quatro meses de duração.

De acordo com o gestor do Telecentro, Gustavo Pontes, o objetivo do curso é proporcionar inclusão digital às pessoas que não tem acesso. “Hoje é um momento de felicidade. Ver esse auditório cheio é maravilhoso, o nosso sucesso é o sucesso de vocês. Então nesse mundo de competitividade na área profissional, nada melhor que a gente se aperfeiçoar e buscar conhecimento”, disse Gustavo.

O vereador Fábio Bochecha, também esteve no evento e parabenizou o trabalho. “É importante prefeito, o trabalho que os investimentos que você tem feito em educação e profissionalização. É muito importante esse tipo de incentivo em Volta Redonda. Eu trabalhei no conselho tutelar durante seis anos, e vi muitos jovens sendo levados para instituição de reclusão, indo por caminho errado por não terem tido oportunidade. A gente fica muito feliz de ver essas oportunidades sendo criadas”, contou.

Marcus Vinícius Convençal, secretário municipal de Ação Comunitária, agradeceu toda a equipe pelo trabalho. “Nossa equipe está de parabéns por se dedicar ao máximo para garantir o direito da população de Volta Redonda. Quero agradecer também ao prefeito por nos ajudar nesse momento, apesar de toda dificuldade que o município e o estado vêm passando. A gente sentiu na pele isso recentemente, quando três Telecentro, que era custeados pelo estado, seriam fechados e o senhor prontamente absorveu as equipes garantindo a continuidade dos trabalhos prestados”, lembrou o secretário.

O curso teve uma grande variedade de público interessado, desde crianças até idosos. A aluna Maria Eduarda Alves, de 14 anos, disse que além de ter gostado das aulas, sabe que vai ser muito importante para seu futuro. “Foi maravilho, o professor é ótimo e eu sei que lá na frente vai fazer a diferença”. O senhor Mylton Tibúrcio, de 77 anos, também gostou da experiência. “O curso é bem produtivo. Eu não sabia nada de tecnologia, e agora aumentei meu conhecimento. Todos devem fazer”.

Para o prefeito Samuca Silva, frisou que acredita muito em Volta Redonda e que todos juntos podem transformar a cidade. “Eu quero parabenizar todos vocês pelo certificado, é o primeiro de muitos. Essa cidade só avança, já são mais de 80 escolas com internet Banda Larga. É uma mudança invisível mais quem acompanha a rede pública sabe dessa transformação. Nós temos vários cursos gratuitos no município para que vocês continuem estudando. Eu faço esse convite para que vocês continuem se capacitando porque o mercado de trabalho está muito concorrido”, afirmou o prefeito.

Samuca lembrou ainda das oportunidades de empregos geradas no município. “Volta Redonda conseguiu mais de 2mil vagas de empregos. O grande número de pessoas lá Mutirão é o reflexo do Brasil em crise. E o município está ensinando como gerar empregos na crise”, frisou.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de Gabriel Borges - Secom/VR