Objetivo do Telecentro é oportunizar o acesso e a manipulação da informação virtual e digital

O Telecentro do Prefeitura Mais Presente, do bairro Siderópolis, promoveu na manhã desta terça-feira, dia 13, o primeiro aulão com a turma da Melhor Idade. O objetivo dessa ação foi oportunizar o acesso e a manipulação da informação virtual e digital, além de desenvolver atividades de cunho social, valorizando o legado de experiências dos idosos participantes.

O gestor do Telecentro, Gustavo Frazão, disse que é importante proporcionar essa inclusão aos alunos, por meio de uma didática simples e professores pacientes e motivados. “Em nossa rotina, tarefas simples como fazer um recibo de aluguel, marcar uma consulta, comprar ou pagar uma conta dependem do computador ou da internet. Diante disso, propomos contribuir com a preparação e capacitação de alunos com mais idade, com pouca ou nenhuma habilidade em informática e vida digital”, contou Gustavo.

Os conhecimentos passados para os alunos foram informações e atividades básicas com apresentação do computador, seus componentes e principais sistemas, bem como alguns programas: de edição de texto, planilhas, internet e vida digital.

O professor Flávio Ferreira contou que a inclusão digital proporciona a melhor idade além de conhecimentos básicos e uma nova maneira de viver. “Hoje, infelizmente, há muitos idosos com o emocional abalado que afetam principalmente a saúde física. Com a chegada do curso, muitos já perceberam que não importa a idade, eles ainda podem conquistar. E este curso é uma conquista importantíssima para cada um”, disse.

O secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinicius Convençal lembrou que o Telecentro Comunitário promove inclusão para todas as idades e ajuda a combater o chamado analfabetismo digital. “O espaço recebe a população para demandas espontâneas, mas também é utilizado para realização de cursos gratuitos importantes para o desenvolvimento pessoal”, afirmou.

O Prefeito Samuca Silva disse que é fundamental esse movimento de inclusão digital, principalmente para a terceira idade.  “O investimento em tecnologia é um passo para a conquista do progresso. Estamos promovendo, cada vez mais, esse acesso oportunizado pelos telecentros. Estamos sempre desenvolvendo atividades para a melhor idade de Volta Redonda com recursos importantes para aprimoramento pessoal.”, finalizou Samuca.

Por Renan Ferreira com fotos de divulgação - Secom/VR