Abertura acontece na próxima quinta-feira, dia 12, no espaço de artes Zélia Arbex

A secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda, através do CAPD (Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência), vai realizar na próxima quinta-feira, dia 12, às 19h, a abertura da sua XIV Mostra de Artes, no espaço de artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília.

O CAPD é um Centro-Dia para pessoa com distintas deficiências e segue diretrizes do Sistema Único de Assistência Social. A instituição, que completou 34 anos, atende atualmente 122 pessoas.

Nesta Mostra de Artes serão expostas aproximadamente 100 peças trabalhadas, utilizando técnicas em mosaico, pinturas, reciclagem de jornal e revista, papietagem, bordados, quilling, mandalas de lã e colagens. Entre os temas, destacam-se balões, paisagens bucólicas e culturas africanas. Algumas peças foram inspiradas em obras de artistas contemporâneos como Karla Gerard, Bartolomeu Leal e Diana Salter.

De acordo com a coordenadora do CAPD, Ethiene Correia, os serviços ofertados no Centro têm como finalidade a promoção da autonomia, a inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, contribuindo para evitar o isolamento e a desassistência de serviços essenciais.

“O CAPD conta com equipe multiprofissional, que oferta atividades individuais e coletivas usando diferentes métodos e técnicas de trabalho social, identificando habilidades, capacidades e necessidades de suportes e apoio”, disse Ethiene.

O secretário de Ação Comunitária, Marcus Vinícius Convençal, lembrou que o trabalho realizado é essencial para o desenvolvimento dos assistidos. “O objetivo principal do CAPD é fazer com que essas pessoas tenham cada vez mais autonomia. Cada conhecimento que eles recebem no Centro ajuda na inclusão delas na sociedade”, comentou o secretário.

Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a valorização das pessoas com deficiência através da arte é muito importante. “A arte tem o potencial de desenvolver e tocar as pessoas. Incentivar os assistidos do CAPD é fundamental”, afirmou o prefeito.

Por Ana Maria Mansur - SecomVR