O ‘Colorindo Novos Caminhos’ faz parte do Projeto Superação, de inclusão social e inserção no mercado de trabalho

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), realizou, na tarde desta terça-feira, dia 26, a aula inaugural do curso de pintura mobiliária, “Colorindo Novos Caminhos”, que vai qualificar 25 pessoas do Abrigo Municipal Seu Nadim e Centro Pop. Ministradas pelo pintor profissional Luciano de Assis Belletti, as aulas vão até 20 de dezembro, sempre às segundas e quartas-feiras, das 9h às 17h.

O prefeito Samuca Silva comentou que a qualificação dará um novo incentivo na vida e uma carreira profissional. “Eles poderão disputar vagas no mercado de trabalho com bom currículo e mão de obra qualificada. Estarão prontos, através desta parceria, para fazer qualquer trabalho de pintura predial na cidade ou região”, afirmou.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Smac, Mariana Pimenta do Nascimento, o curso dá oportunidades de trabalho para as pessoas assistidas. “O ‘Colorindo Novos Caminhos’ é um braço do projeto Superação, que visa inclusão social e socialização das pessoas atendidas pelo Abrigo Seu Nadim e Centro Pop, que estão inscritos neste projeto. É um curso teórico e prático de pintura mobiliária com carga de 120 horas, que vai formar pintores profissionais. É uma ação diferenciada dentro do trabalho que as equipes da secretaria desenvolvem, lançado para promover a qualificação profissional deles”, disse Mariana.

Além de farto material para a pintura de casas e prédios, o instrutor Luciano Belletti conseguiu com as empresas parceiras quantidade suficiente de tintas de cores diversas para o treinamento dos alunos do curso. “O importante é que cada um desenvolva o seu potencial, pois sairão do curso formados, prontos para buscar um lugar no mercado de trabalho”, disse o instrutor.

A coordenadora de serviços do Seu Nadim, Andréia Dias Sargento, falou na abertura da aula inaugural. “Vocês terão uma oportunidade única de aprimoramento profissional. Um novo mercado que se abre para vocês a partir deste momento, pois o curso é de alto nível. O interesse mostra que todos querem mesmo uma mudança de vida para melhor”, frisou.

O abrigado Délcio Roberto da Silva, de 42 anos, há 9 meses no Abrigo Seu Nadim, disse que só tem que comemorar. “Eu sou ajudante para obras e tenho pouco estudo. Agora vou dizer que também sou pintor profissional e serei mais valorizado. Terei uma profissão de verdade. É uma oportunidade que a gente tinha que abraçar”.

Leandro Valente, que é coordenador do Projeto Superação, comenta a mudança de vida dos participantes. “Esta é uma oportunidade extraordinária para deixar todos aqui preparados para o mercado de trabalho pela estrutura e qualidade do curso. É, com certeza, o início de um caminho mais colorido na vida dessas pessoas”.

Por Afonso Gonçalves com fotos de Gabriel Borges – Secom/VR