População de Volta Redonda será beneficiada com vários projetos de assistência social nessa semana

Ações da secretaria municipal de Ação Comunitária acontecerá em vários pontos da cidade

Para atender ainda melhor a população de Volta Redonda, a secretaria municipal de Ação Comunitária vai realizar vários eventos e projetos durante essa semana. Entre os projetos estão o Guarda Mirim, Piloto Cidadão, Garoto Cidadão, além de disponibilizar Caminhão da Brinquedolândia nos CRAS de alguns bairros e ações comunitárias, que visam divulgar os serviços oferecidos nos CRAS da cidade.

O Projeto Guarda Mirim, em parceria com a Guarda Municipal, vai acontecer no CRAS São Luiz, nesta terça-feira, dia 09, e no CRAS São Sebastião, na quinta-feira, dia 11. Os alunos da Guarda Mirim terão noções de primeiros socorros, disciplina, ética, direitos humanos e cidadania, prevenção ao uso de drogas, educação ambiental, saúde pública, prevenção à violência doméstica, oficina de esporte, educação no trânsito.

Nesta terça-feira, dia 09, no Kartódromo Internacional, será realizado o Projeto Piloto Cidadão, com as crianças assistidas pelo CRAS Retiro e CRAS Voldac. O curso é gratuito e os alunos têm aulas práticas e teóricas. As crianças do CRAS Siderlândia e do CRAS Padre Josimo participarão no Projeto Garoto Cidadão, na quarta-feira, dia 10.

Ainda na quarta-feira, dia 10, haverá uma Ação Comunitária no CRAS Padre Jósimo, com palestra sobre Erradicação do Trabalho Infantil, e a participação do Caminhão da Brinquedolandia. Além de um café da manhã, em parceria com a secretaria municipal de Esporte e Lazer, com o Poder Legislativo e Executivo, na Quadra Coberta do Jardim Belmonte.

O CRAS Monte Castelo participará de uma ação da UBSF do bairro São Geraldo, com a participação do Caminhão da Brinquedolandia. Encerrando a semana de atividades da SMAC, o Caminhão da Brinquedolandia vai estar presente na festa de Dia das Crianças, na Ilha São João, na sexta-feira, dia 12.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Marcos Vinícius Convençal, contou que está intensificando as ações da secretaria nos bairros. “Nós queremos aproximar, cada vez mais, a população da secretaria. As ações comunitárias nos bairros, por exemplo, têm esse objetivo, divulgar e apresentar os serviços oferecidos pelos CRAS à população”, afirmou o secretário.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, enfatizou a importância dessas ações realizadas pela SMAC. “Desenvolver esse tipo de atividade nas comunidades é muito importante para essas famílias. Os CRAS são a porta de entrada dos assistidos da rede de proteção social da cidade. Muitos ainda não sabem quais os tipos de serviços são oferecidos na nossa cidade e apresentá-los a comunidade é muito importante”, disse o prefeito.

Por Ana Maria Mansur, com fotos de divulgação