SMAC faz plantios em Conjuntos Habitacionais do Minha Casa Minha Vida

Nesta quinta-feira, dia 06, plantio de mudas frutíferas foi realizado no Belmonte e Jardim Cidade do Aço

A secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac), num projeto ambiental de convivência, junto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizou o plantio de 40 mudas nos conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida dos bairros Belmonte e Jardim Cidade do Aço.

O plantio é feito com mudas de amora, pitanga e ipê-amarelo, da Fazenda Municipal do Ingá, doadas pela secretaria municipal de Meio Ambiente. As covas foram abertas por funcionários da prefeitura e o plantio teve a participação de crianças, filhos de moradores dos conjuntos.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Marco Vinicius Convençal, falou do projeto ambiental nos condomínios. “Esta é apenas uma das pontas da grande parceria com o Sebrae, favorecendo famílias que vem de uma realidade diferente, que não viviam em condomínios com grandes comunidades. A finalidade é superar esta situação de vulnerabilidade, valorizar o meio ambiente e o local onde vivem agora em sociedade, orientar as crianças sobre os cuidados ambientais que são fundamentais numa melhor qualidade de vida para todos”, comenta.

O prefeito Samuca Silva lembrou que o aquecimento global envolve vários países que buscam medidas para conter altas temperaturas, e que as crianças aprendem com mais facilidade as questões ambientais, quando participam dessa atividade em prol da natureza. “O Sebrae já realiza esta parceria com a nossa gestão, atendendo diversos condomínios do Minha Casa Minha Vida, na atividade de plantio com as crianças, filhos de moradores. A cidade precisa de mais verde e a conscientização ambiental tem que começar cedo”, comentou o prefeito.

A arquiteta Isabelle de Loys, doutora em sustentabilidade, orientou o plantio das mudas. “São mudas de árvores naturais da Mata Atlântica que podem ser podadas, darão sombra aos moradores e frutas para os pássaros. E as crianças aprendem a cuidar do ambiente com noções de educação ambiental”, disse.

O morador Euvaldo Luiz Santana, de 58 anos, aprovou a iniciativa. “Todos estão preocupados com o aquecimento global e o desmatamento na Floresta Amazônia. E plantar árvores é o melhor ensinamento para as crianças, valorizar o ambiente onde vivem. Estamos precisando de mais verde no condomínio”, frisou.

Afonso Gonçalves, fotos de Evandro Freitas