Banco de dados com os jovens aptos para o programa está disponível para consultas das empresas e entidades

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), juntamente com empresas de Volta Redonda, participou de uma audiência no Ministério Público, na última segunda-feira, 17, para a apresentação do projeto Cadastro Jovem Aprendiz.

Através desse cadastro, as empresas podem utilizar o sistema de captação de dados de adolescentes e jovens acompanhados pela Política de Assistência Social do município, com perfil para inserção em Programa de Aprendizagem. Gerando assim, um banco de dados gratuito, para as empresas e entidades formadoras, com os jovens aptos para o Jovem Aprendiz.

Os jovens do cadastro representam o público de maior prioridade na contratação para programas de aprendizagem, conforme previsto na Lei 10.097/2000. O cadastro é gerido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Smac, como uma forma de enfretamento ao trabalho infantil e de assegurar o trabalho protegido.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destaca que a criação desse cadastro é essencial para que essas vagas sejam realmente preenchidas para os jovens e adolescentes que efetivamente estão aptos para fazerem parte do programa Jovem Aprendiz.

“Estamos promovendo o acesso de adolescentes e jovens no mercado de trabalho. Através desse projeto, esses jovens passam a contar com um trabalho formal na condição de aprendiz. Além disso, ele contribui para reduzir o número de adolescentes em situação de trabalho infantil no município”, ressaltou Carla Duarte.

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Especial da Smac, Mariana Pimenta, a parceria com essas empresas significa um grande avanço para os jovens em situação de vulnerabilidade em Volta Redonda.

“Quando você contrata um jovem do Cadastro Jovem Aprendiz não está apenas cumprindo com sua cota de aprendizes no quadro de funcionários, mas, sobretudo, estará contribuindo diretamente para o futuro desses jovens e de suas famílias”, ressaltou a diretora.

As empresas que têm interesse em contratar um Jovem Aprendiz deve entrar em contato com o Peti, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do telefone (24) 3339-2215.

Projeto Jovem Aprendiz

Os programas de aprendizagem são direcionados para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, com prioridade para os que vivenciam situações de trabalho infanto-juvenil. E as portas de entrada para o Cadastro Jovem Aprendiz VR são: Cras (Centros de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social), Conselho Tutelar, Centro Oportunizar e Fundação Beatriz Gama (FBG).

A listagem é repassada à gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que, à medida que recebe as vagas, vai selecionando os candidatos pelo perfil requerido pela empresa e contatando os interessados.

A Smac capacita os jovens cadastrados através do projeto Novos Horizontes, uma parceria com o Governo Federal pelo Acessuas Trabalho – Programa Nacional de Promoção de Acesso ao Mundo de Trabalho, promovendo oficinas de orientações para ingresso no mercado de trabalho.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR