Capacitações do projeto ‘Advogado Social’, da secretaria de Ação Comunitária, são destinadas a grupos de convivência, Paif e gestantes do programa Criança Feliz

Com objetivo de levar conhecimento jurídico aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), está realizando uma série de palestras para a população. A ação faz parte do projeto ‘Advogado Social’, que acontece de forma itinerante nos 31 Cras e nos quatro Centros de Convivência existentes no município.

As palestras, ministradas pela advogada e coordenadora do ‘Advogado Social’, Adriele Gama, são destinadas aos Grupos de Convivência, ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e às gestantes do programa Criança Feliz. Entre os temas bordados durante os encontros estão as questões ligadas ao direito à maternidade, benefícios que as mães e as crianças podem receber – como pensão alimentícia –, alienação parental, entre outros.

“Além das demandas do território de abrangência do Cras, onde vou fazer a palestra, desde o mês passado o ‘Advogado Social’ também vem propondo temas que serão abordados em todas as unidades. O primeiro deles foi sobre a fraude contra os idosos. Durante a palestras explicamos como evitar esse tipo de fraude, criando estratégias de defesa, mostrando os casos mais contundentes, como descontos em folha de pagamento, entre outros”, explicou a advogada.

A secretária Carla Duarte destacou a importância do projeto para os usuários da assistência de Volta Redonda. “Os Cras são a porta de entrada para a assistência e esse acolhimento é muito importante. Esse projeto do ‘Advogado Social’ é extraordinário e a realização dessas palestras, abordando temas que afligem essas pessoas no dia a dia, é uma excelente iniciativa. Queremos dar dignidade para essas pessoas e fazer o melhor para a nossa população”, disse a secretária.

Combate a pedofilia

O ciclo de palestras deste mês abordará o tema “Combate e Prevenção dos Crimes ligados à Pedofilia”, em alusão ao Maio Laranja, de enfrentamento ao abuso e à violência sexual de crianças e adolescentes. Durantes as palestras, serão abordados os cuidados que os pais ou responsáveis precisam ter com suas crianças e os perigos da pedofilia na internet.

Secom/PMVR