Atividades buscam estimular a imaginação, criatividade e melhorar as relações humanas dos alunos

Usuários do Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CAPD), em Volta Redonda, estão participando de uma oficina de fotografia. As aulas são ministradas pela fotógrafa Ana Paula Silva Reginaldo, a Paulinha, que também atua como assessora especial do gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto.

As atividades ocorrem às terças e quintas-feiras, das 13h às 15h, e têm reunido cerca de 12 usuários do CAPD. Durante a oficina eles aprendem a fotografar com uma câmera profissional e também com celulares. A proposta é estimular a imaginação, criatividade e melhorar as relações humanas dos alunos.

“As atividades favorecem as relações interpessoais dos alunos, melhorando a comunicação. Há um desenvolvimento na observação, treina o olhar deles; eles se tornam mais detalhistas, há ganhos na autoestima. Temos um caso de uma pessoa com autismo que não falava e está interagindo bem com a aula, falando. E também contribui para outras atividades que eles desenvolvem como o artesanato, pintura e o teatro”, destacou Paulinha.

As aulas acontecem no CAPD e alguns outros pontos como a Câmara Municipal, Zoológico (Zoo-VR), Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e o Estádio da Cidadania. Os alunos fotografam esses espaços e interagem com o ambiente.

“Eu adoro as aulas e gostamos muito da professora Paula. Tudo isso torna nosso dia mais feliz”, disse Jorge Luiz de Paiva Caramez, um dos alunos da oficina.

CAPD atende mais de 100 pessoas com deficiência

O CAPD oferece atendimento a adultos do município com deficiência física, sensorial, intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e múltiplas deficiências, com idade entre 18 e 59 anos. No local são atendidas cerca de 130 pessoas com deficiências, com capacidade para atender até 180 usuários.

A unidade é ligada ao Departamento de Proteção Especial (DPES) da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (SMAC). O centro-dia fica na Rua 552, nº 301, no Jardim Paraíba, e funciona de segunda a sexta-feira.

Fotos: Divulgação/PMVR.