Evento da prefeitura, por meio da secretaria de Ação Comunitária, e aberto à população, vai falar sobre ‘O Impacto da doença de Alzheimer na família’

Já estão abertas as inscrições para o seminário “O Impacto da doença de Alzheimer na família”, que será promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). O evento acontecerá no dia 20 de julho, das 9h às 15h, no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado. Serão 350 vagas abertas para a população. As inscrições podem ser feitas através do telefone do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro Dia Synval Santos): 3339-9601.

O seminário será ministrado pela gerontóloga e pedagoga, com especialidade em educação especial, cuidados paliativos, comunicação compassiva e comunicação não verbal com base em Neurociência, Cláudia Alves, do canal “O Bom do Alzheimer: cuidando de forma leve e assertiva”.

Após 12 anos de experiência, práticas e muito estudo sobre demências, ela criou o Método LoveCare, que tem transformado a vida de milhares de famílias e profissionais da área de saúde. Através do método, os participantes irão aprender que cuidar de um paciente de Alzheimer, sem deixar de cuidar de si mesmo e da família, é possível.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, ressalta que a iniciativa tem como objetivo mostrar aos cuidadores como executar as funções básicas para ajudar o idoso com Alzheimer na autonomia de suas necessidades básicas, sem comprometer a sua saúde.

“A sobrecarga dos cuidadores de uma pessoa com Alzheimer é um problema que os afeta emocionalmente, fisicamente e até mesmo, muitas vezes, no âmbito financeiro. O cuidador precisa, e merece, um tempo para cuidar de si e para realizar atividades de lazer que aliviem sua tensão. Por isso a importância de saber lidar com essa situação. Esse evento servirá para que cada cuidador aprenda a como melhorar sua qualidade de vida”, disse a secretária.

Segundo a coordenadora do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro Dia Synval Santos, Danielle Freire, “o Centro de Alzheimer busca trazer, à população e às famílias, várias formas de acesso ao conhecimento sobre Alzheimer e suas formas de cuidado. Cláudia Alves traz, na sua rotina diária com sua mãe Francisquinha, formas de aliar cuidados e afetos. Por isso, nossa junção de forças e de produção de informações”.

Secom/PMVR