Desde o início de 2021 até agora já foram reabertos 32 Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), reinaugurou nesta sexta-feira, dia 7, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Santa Rita de Cássia. A unidade, que fica na Estrada da Granja, número 40, estava fechada há mais de quatro anos. O espaço foi totalmente reconstruído e, a partir de agora, volta a atender cerca de 2,5 mil famílias. A inauguração faz parte das comemorações pelo aniversário dos 69 anos de Volta Redonda.

O espaço ganhou pintura e reforma geral, as instalações contam com dois banheiros; uma cozinha; uma sala técnica; um depósito para materiais; uma sala para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e uma recepção para atendimento ao público. Os serviços são garantidos por uma equipe multidisciplinar formada por coordenador técnico, psicólogo, assistente social, orientador social, auxiliar administrativo e facilitadores de oficina.

O nome do Cras é uma homenagem ao ex-produtor de hortaliças do bairro e um dos pioneiros na criação da Associação de Moradores de Santa Rita de Cássia, José Pereira Barbosa, que também promoveu diversos eventos para a comunidade e atuou na década de 80, na área esportiva junto aos jovens de Volta Redonda.

De acordo com a secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte, com a implantação da unidade, os moradores têm o acesso facilitado aos benefícios socioassistenciais.

“Sabemos da importância em manter um equipamento de promoção à assistência social nas comunidades. Por isso, buscamos recurso para reconstruir a unidade e garantir os serviços com segurança e acessibilidade para os usuários”, falou a secretária, lembrando que o Cras também tem o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

O deputado estadual, Munir Neto, que também estava presente na reinauguração, ressaltou a emoção de estar participando deste momento tão importante para os moradores do bairro Santa Rita de Cássia.

“A assistência social de Volta Redonda é referência em todo o Brasil. Parabéns a equipe da Smac, que não mede esforços para atender a população de toda a cidade. Esse bairro tem dois vereadores, o Rodrigo Nós do Povo e o Dinho, que lutam pela qualidade de vida dessa comunidade. Meu muito obrigado vereadores por estarem ajudando o prefeito Neto a reconstruir a cidade. Quero agradecer também ao delegado e ex-deputado federal, Antônio Furtado, sempre que procurado, estendeu a mão para Volta Redonda e teve um olhar diferenciado para a nossa cidade. Hoje estamos inaugurando esse espaço através de uma emenda que ele destinou para nossa cidade”, agradeceu o deputado.

Estavam presentes no evento os vereadores Rodrigo Nós do Povo e Sidney Dinho, o delegado titular da 88ª DP (Barra do Piraí) e ex-deputado federal, Antônio Furtado, as diretoras do departamento de proteção básica, e do departamento de vigilância socioassistencial da Smac, o secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Barbosa e a filha do homenageado, Clarice Maria Barbosa.

Cras

Desde que assumiu a administração municipal em 2021, o prefeito Antonio Francisco Neto já reformou e reabriu 32 Cras (Centro de Referência de Assistência Social) em Volta Redonda.

Entre os bairros que foram beneficiados com a iniciativa estão: Siderlândia, Açude, Retiro, Padre Josimo, Jardim Belmonte, Vila Brasília, Santa Cruz, Belo Horizonte, Vale Verde, Coqueiros, Mariana Torres, Voldac, Caieiras, São Luiz, Dom Bosco, Candelária, Nova Primavera, São Sebastião, Santo Agostinho, Vila Americana, Volta Grande, Água Limpa, Três Poços, Ilha Parque, Monte Castelo, Vila Rica, Roma, Rústico, São Carlos, São Cristóvão, Jardim Ponte Alta e agora o Santa Rita de Cassia.

Fotos de Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR.