Iniciativa visa promover espaço de diálogo e ofertar orientações sobre os serviços públicos disponibilizados na cidade

Com o objetivo de aproximar os serviços oferecidos pela assistência social de Volta Redonda, a prefeitura, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) –, vem realizando uma série de encontros com adolescentes, jovens e familiares em cumprimento de medida socioeducativa.

De acordo com a coordenadora do Creas, Ana Carolina Coelho, a iniciativa serve para promover espaço de diálogo e ofertar orientações. “Tais espaços são indispensáveis para estabelecer vínculos dos adolescentes, jovens e famílias com o serviço, e oportunizar acompanhamento familiar que de fato proporcione a elaboração de novos projetos de vida”.

O primeiro encontro ocorreu no Centro de Recursos Integrados a Atendimento a Adolescentes (Criaad) de Volta Redonda, com adolescentes que cumprem medida socioeducativa na modalidade de semiliberdade.

Nessa semana foram realizados mais dois encontros: no Centro de Socioeducação Irmã Asunción de la Gándara Ustara (Cense) Volta Redonda, com adolescentes que cumprem medida socioeducativa na modalidade de internação; e o outo no auditório da secretaria Ação Comunitária, destinado aos responsáveis de adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto.

Entre os principais assuntos discutidos nos encontros estão: esclarecimento sobre as modalidades de medida socioeducativa e rede de atendimento; os riscos do uso abusivo de substâncias e serviços do Creas.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, destacou a importância de realizar essas interações. “Parcerias como essa, firmada entre a prefeitura e essas unidades socioeducativas, são muito importantes para o trabalho de integração desses jovens em conflito com a lei. Nosso objetivo é de cuidar de toda a juventude de Volta Redonda, dando estímulo e mostrando que eles são capazes de se reintegrarem à sociedade, ficando longe da criminalidade”, destacou.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR