Iniciativa reuniu crianças autistas, avós e idosos atendidos pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária

Em comemoração ao Dia do Idoso, o Centro-Dia de Atendimento ao Idoso José Conrado e a Clínica de Reabilitação Evoluir promoveram uma interação entre gerações nesta sexta-feira (29). Durante as atividades, as crianças autistas e seus avós, juntamente com os idosos atendidos no Centro-Dia, cantaram e participaram de um lanche. O objetivo da iniciativa foi proporcionar um dia diferente, promovendo a integração de todos.

De acordo com a secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, atividades e parcerias com essa são essenciais para o enriquecimento das ações realizadas no equipamento.

“É emocionante ver essa integração e socialização. Todos saem ganhando. Por isso, quero agradecer a todos que colaboraram para que essa atividade acontecesse. Estamos encerrando a semana de forma belíssima”, disse a secretária.

O deputado estadual Munir Neto também estava presente ao evento e destacou a importância desse momento.

“Esse evento é um momento de integração e de inclusão. Quando isso acontece com uma parceria como a da Clínica de Reabilitação Evoluir, cuja uma das sócias, a Verônica, tem uma experiência enorme, tanto com crianças quanto com idosos, não tem como dar errado. Fico feliz em participar de mais uma atividade nesse Centro-Dia de Atendimento ao Idoso”, ressaltou o deputado.

A coordenadora do Centro-Dia de Atendimento ao Idoso, Rosilene Martinho, explicou que a atividade serviu para compartilhar a experiência dos idosos com as das crianças.

“Quando falei dessa atividade com os nossos idosos, eles adoraram e quiseram participar, inclusive aprendendo a mesma música que as crianças cantaram. Foi muito emocionante”, disse a coordenadora.

O Centro-Dia

O serviço é destinado a idosos a partir de 60 anos, cujos vínculos sociais e/ou comunitários estejam sob a iminência de serem rompidos, ou ainda cujas relações estejam fragmentadas, causando danos e violações de direitos aos mesmos. O equipamento possui capacidade para o atendimento de até 60 idosos, sendo o máximo de 25 por dia.

Possui como finalidade a oferta de ações que busquem a autonomia, a inclusão social, o pertencimento comunitário e a qualidade de vida da pessoa idosa. No local são ofertadas diversas atividades como: oficinas de convivência, sócio-ocupacionais, de mobilidade, além do acompanhamento individualizado, familiar e grupal.

Os idosos que passam o dia na unidade recebem três refeições: café da manhã, almoço e lanche (além de duas colações para balanceamento nutricional, feitas por profissional específico da área).

O equipamento, que pertence ao Departamento de Proteção Social Especial (DPES), da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O encaminhamento é através do Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR