Unidade tem capacidade para atender 110 pessoas adultas com deficiência intelectual e com autismo

A Prefeitura de Volta Redonda entregou para a população, na manhã dessa sexta-feira (27), o segundo Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Capd) do município. O Capd II Synval Mury Glória fica situado na Rua Seiscentos e Cinquenta e Nove, no bairro Siderópolis. O novo equipamento da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) vai oferecer serviço de proteção social especial de Média Complexidade, assim como o Capd que funciona no bairro Jardim Paraíba.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, ressalta que o equipamento fará parte da rede de atendimento e promoção da inclusão social: “Com uma equipe qualificada e uma variedade de serviços e atividades, o Capd II vai proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo para pessoas com deficiência e autismo, garantindo que suas necessidades sejam atendidas de forma integral e respeitosa”, disse.

O local é destinado às pessoas com deficiência intelectual ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 3 de suporte, em situação de dependência ou vulnerabilidade, com idade entre 18 e 59 anos. Com capacidade de atendimento a 110 usuários por dia, a nova unidade tem como finalidade a promoção da autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas, contribuindo para evitar o isolamento e a desassistência de serviços essenciais da pessoa com deficiência e dos cuidadores familiares.

O Capd II tem dois pavimentos: o andar térreo é composto por depósito, secretaria, sala da equipe técnica, salas de atendimento Teacch, sala de oficina, cozinha, refeitório e auditório. Já o segundo andar conta com sala de multimídia, sala de construção de materiais estruturados e sala de oficina.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, composta por assistente social, psicólogo, profissional de Educação Física, pedagoga e cuidadores sociais, o Capd II ofertará diariamente café da manhã, almoço e lanche da tarde para os usuários inseridos no serviço. Eles terão ainda transporte para o seu deslocamento. O espaço vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O novo Centro-Dia conta com salas para atendimento no modelo Teacch (sigla em inglês para Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação), criado a partir de um projeto de pesquisa que observou atentamente os comportamentos de crianças autistas em diferentes situações. O programa educacional e clínico possui objetivo de apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível.

Inauguração

O deputado estadual Munir Neto, que também estava presente na inauguração, lembrou que Volta Redonda vem avançando na assistência social: “A inauguração desse espaço é a realização de um sonho. Primeiro tivemos que reconstruir nossa cidade, para depois avançar. E estamos conseguindo. Quero agradecer à equipe da Smac, que não mede esforços para atender a população de Volta Redonda. Podem contar sempre comigo”, ressaltou o deputado.

O presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, o vereador Paulo Conrado, destacou a importância da criação do Capd II: “Já temos o Centro-Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência do bairro Jardim Paraíba, que funciona muito bem, e agora a população está ganhando mais esse espaço que vai garantir o atendimento especializado, qualificado e humanizado. Junto com a prefeitura estamos reconstruindo nossa cidade”, disse o vereador.

Academia de Ginástica

Durante a inauguração, o prefeito Antonio Francisco Neto aproveitou a ocasião para anunciar que, em breve, Volta Redonda vai ganhar também uma academia de ginástica para autista. “Vamos fazer uma academia muito bonita e moderna para atender os nossos autistas. Estamos transformando a nossa cidade em referência na inclusão social. Quero aproveitar esse momento para agradecer aos meus parceiros da Câmara Municipal e o deputado estadual Munir Neto, que vem nos ajudando muito”, disse o prefeito.

Também estiveram presentes na inauguração os vereadores Paulo Roberto Costa Docca, o Paulino AP; Edson Quinto; Antônio Régio Gonçalves Dias, o Lela; Vander Temponi; secretários municipais e assessores; além de do presidente da Associação de Moradores do bairro Siderópolis, Marílio Gonçalves; a coordenadora do Capd II, Rosana Cândido; a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), Elizabeth Melo; familiares do homenageado, entre outros.

Fotos de Cris Oliveira – Secom PMVR.