Evento da secretaria de Ação Comunitária acontecerá no auditório do UGB, bairro Aterrado, e interessados têm até o próximo dia 12 para se inscreverem

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), realizará o 1º Seminário Municipal do Serviço de Acolhimento Familiar (SAF): “Fortalecendo a rede de atenção à criança e adolescente e sua família". O seminário acontecerá no dia 14 de novembro, das 8h às 12h, no auditório 4 do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado.

O evento tem como objetivo divulgar o Serviço de Acolhimento Familiar, ampliar a sua atuação e o trabalho em rede, além de comemorar os 11 anos de sua implementação no município.

Estão sendo disponibilizadas 400 vagas para quem quiser participar. Para garantir uma delas, é importante realizar a inscrição até o dia 12 de novembro, por meio do link: bit.ly/seminariofamiliar2023.

Programação

A abertura do evento será às 9h, com a apresentação do SAF-VR e relato de Família Acolhedora. A primeira palestra, com o tema “A implicação da justiça e da Rede de Atenção no Processo de Reintegração Familiar” será proferida pelo psicólogo Lindomar Dáros, que também é doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), e professor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Logo em seguida será vez da assistente social Natália Figueiredo (doutora em Serviço Social pela UERJ e assessora técnica para Serviços de Acolhimento Familiar e Institucional) falar sobre “O Impacto do Acolhimento Familiar na Vida da Criança e do Adolescente”. Para encerrar o seminário, será realizado um debate às 11h.

Serviço de Acolhimento Familiar

O Serviço de Acolhimento Familiar oferece um lar temporário para crianças em violação de direitos. Parte do princípio que a criança tem de ter os cuidados que um lar proporciona até que retorne para seus laços originais ou vá para adoção. Desde que foi implantado em 2012, em Volta Redonda, 48 crianças e adolescentes foram acolhidos graças ao programa.

Como participar – Os interessados em participar do Serviço de Acolhimento Familiar devem procurar os responsáveis pelo serviço, na Rua Antônio Barreiros, 194, Aterrado (sede da Smac). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3339-9565.

Foto de arquivo- Secom/PMVR