Jogo será utilizado em todas as escolas municipais e da Fevre, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras)

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Criaad (Centro de Recursos Integrados a Atendimento a Adolescentes), em Volta Redonda, participaram nesta terça-feira (28) de uma atividade lúdica promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Durante a interação os adolescentes inauguraram o “Jogueca”, um jogo educativo confeccionado pelos adolescentes que participam do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação (FJSFA) e que foi validado pelo Grupo de Trabalho do Estatuto da Criança e Adolescente, nomeado pela Prefeitura de Volta Redonda realizar atividades constantes no Plano Municipal para a Infância e Adolescência (PMIA).

A presidente do CMDCA, Paloma de Lavor Lopes, explicou que o foco da ação foi levar atividades mais lúdicas para esses adolescentes que, segundo ela, contribuem para propiciar apoio à socioeducação.

“O jogo, que surgiu através dos conselheiros do CMDCA, é uma forma lúdica de fazer a tradução do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Durante a dinâmica eles aprendem as violações de direitos e os direitos efetivos. Os pinos são os próprios jogadores, e as cartas podem ser de retorne ou avance. Elas são utilizadas de acordo com o número obtido no dado que foi arremessado”, esclareceu.

Conselheiro de Direitos do CMDCA, Guilherme Henrique Pereira Moraes é um dos criadores do jogo. “Os adolescentes têm muitas dificuldades em entender o mundo dos direitos, com ECA e CMDCA. Mas é muito importante que a gente conheça os nossos direitos, pois só assim podemos lutar por eles. Assim surgiu a ideia do jogo, pois de forma descontraída é possível aprender e se desenvolver como cidadão”, disse o conselheiro.

Durante o jogo os participantes precisam responder questões ligadas ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), como por exemplo racismo e bullying. Facilitadores do CMDCA auxiliam nas respostas durante toda a dinâmica.

O jogo de tabuleiro será utilizado também em todas as escolas municipais e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre); Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Foto de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR