Conselheiros terão gestão de quatro anos e são responsáveis por acompanhar o serviço social público do município

Membros do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) de Volta Redonda tomaram posse na manhã desta quinta-feira (21), conforme Lei Municipal do Sistema Único da Assistência Social (Suas). Os 44 membros, entre titulares e suplentes, foram indicados e vão atuar para o quadriênio 2023/2026. A cerimônia foi presidida pela subsecretária Municipal de Assistência Social e presidente do Conselho, Rosane Marques, e demais membros da diretoria. O evento contou também com a presença dos conselheiros que assinaram o termo de posse.

A diretora executiva do Conselho, Carmem Brandão, explicou que o órgão já havia tomado posse no mês de março, mas que, em função da nova Lei Municipal, houve uma modificação na composição do Conselho e a necessidade da oficialização da posse.

“Aumentamos o número de integrantes do Conselho após esta Lei, e, com isso, hoje estamos fazendo a recondução e recomposição do Conselho. Estamos atuando e, baseado neste termo de posse assinado hoje, pediremos ao governo que faça o decreto oficializando os nomes da diretoria e a composição dos novos membros. Desejo que tenhamos um bom trabalho nestes próximos quatro anos”, falou Carmem.

A diretora administrativa do CMAS, Marta Mageste, pediu que cada conselheiro se empenhe e procure conhecer a sua função no órgão. “Procurem participar das comissões, sejam atuantes e, em caso de ausência, procurem justificar, tentem conciliar com o suplente para sempre ter um representante presente. O nosso papel será de dedicação e com muita garra para construir um Conselho forte”, aconselhou.

A presidente do CMAS, Rosane Marques, ressaltou que o Conselho Municipal da Assistência Social tem o compromisso de acompanhar, avaliar e fiscalizar os serviços, programas e benefícios de assistência social prestados à população por órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos.

“Nós também somos responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da gestão dos recursos destinados à Assistência Social, e o desempenho dos programas aprovados e implementados”, explicou Rosane, que aproveitou para entregar um documento contendo instruções para atuação dos conselheiros.

“Vamos conhecer nossos deveres e começar 2024 com mais tranquilidade e entendimento do que é a nossa função. Daqui para frente teremos muito trabalho até 2026. Vamos propor uma nova forma de organização do Conselho e esmiuçar isso ao longo das nossas próximas reuniões”, ressaltou ela, representando a secretária municipal da Assistência Social, Carla Duarte.

Ao final da cerimônia, a assistente social Luiza Pires, que participou como representante de Volta Redonda e do Estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional da Assistência Social, fez uma explanação de como foi a sua participação no encontro nacional.

Composição do Conselho Municipal da Assistência Social

Diretoria:
Presidente – Rosane Marques de Carvalho
Vice-presidente – Cristina Gama
Secretária executiva – Carmem Brandão
Representante dos trabalhadores do Suas – Regina Rodrigues
Diretora administrativa – Marta Mageste Felipe

Conselheiros:

Representantes Governamentais:

Representante da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas)
Titular: Rosane Marques de Carvalho
Suplente: Thais de Oliveira Alexandre